Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 17 de setembro de 2023

Transição de autoescolas tradicionais para mais modernas

 
Transição de autoescolas tradicionais para mais modernas representa avanço na formação de condutores em todo país 

 

A transição das autoescolas tradicionais para as mais modernas representa um avanço significativo no setor de formação de condutores. De acordo com o vice-presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará, Alisson Maia, o Brasil tem avançado na modernização do setor de formação de condutores, e em comparação com muitos outros países em desenvolvimento o Brasil está em um nível considerável de modernização, porém ainda enfrenta desafios. "A introdução de tecnologias de monitoramento, certificados digitais e a possibilidade de realizar cursos teóricos online demonstram um esforço em melhorar a qualidade e a acessibilidade do processo de formação de condutores", destaca. 


"Precisamos, ainda, implementar tecnologias avançadas no treinamento de condutores e na facilitação dos processos, como exames teóricos à distância com segurança e auditado e uniformizaçao nos exames práticos, que seriam os exames com as mesmas regras em todos os estados", diz. 


"É importante ressaltar que a modernização do setor de formação de condutores não se limita apenas à tecnologia, mas também à eficácia do ensino, à segurança viária e à conformidade com regulamentações de trânsito. Embora o Brasil possa não estar no topo da lista em termos de modernização, está caminhando na direção certa para melhorar a segurança nas estradas e tornar o processo de obtenção da carteira de motorista mais eficiente e acessível", complementa Alisson Maia, vice-presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará. 


Se nos últimos 10 anos, as mudanças mais notáveis incluem a presença de tecnologias avançadas nos veículos como assistência à condução, sistemas de frenagem automática e câmeras de ré, é verdade, afirma Alisson, que ainda falta que os órgãos normatizadores permitam que as autoescolas realizem o treinamento prático nesses tipos de veículos, inclusive os elétricos. 


Fazendo uma comparação entre o cenário atual e de 10 ou 20 anos atrás, no entanto, confira as mudanças já alcançadas: 


Atualização de instrutores: A necessidade de instrutores passarem por atualizações demonstra um compromisso com a qualidade do ensino, adaptando-se às novas tecnologias e regulamentações de trânsito. 


Certificação das aulas: A introdução de sistemas de certificação e biometria facial aumentou a transparência e a segurança durante as aulas, garantindo que os candidatos estejam realmente presentes e participando. 


Certificação digital: A transição de certificados físicos para digitais melhorou a autenticidade e a rastreabilidade das aulas, reduzindo fraudes. 


Educação online: A possibilidade de realizar a aula teórica online, tornando-a acessível a partir de qualquer lugar, é uma mudança significativa, economizando tempo e tornando o processo mais conveniente.


Registro digital: A ausência de sistemas digitais tornava o registro de aulas e progresso dos alunos mais suscetível a erros e fraudes. 


Aulas teóricas remotas: Antigamente, a necessidade de frequentar aulas presenciais era mais rigorosa, tornando o processo mais demorado e inconveniente. Hoje as autoescolas estão modernas, com infraestrutura maior e melhor. Elas estão deixando de ser empresas familiares e se tornarem realmente centros de formação de condutores.


Exames teóricos remotos:  Se, antes, mesmo com a alta demanda de candidatos para a obtenção da carteira de motorista, eram disponibilizados poucos locais para a realização de exames teóricos, tendo em vista que estes só eram aplicados nas dependências do próprio órgão, existia um alto congestionamento de demandas concentradas nas unidades físicas e baixa democratização do processo de obtenção e renovação da CNH, uma vez que os candidatos precisavam se deslocar para municípios distantes a fim de realizar a prova teórica. Agora, com os exames teóricos remotos, é possível garantir maior celeridade ao processo, além de maior segurança contra fraudes.


VSoft

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑