Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Salão Náutico Salvador com Grand Pavois começa nesta terça (14)

 
Com seis dias de programação, Salão Náutico Salvador com Grand Pavois começa nesta terça (14)


O Salão Náutico Salvador com Grand Pavois terá início nesta terça-feira (14) e segue até o domingo (19), na Bahia Marina, no Comércio, trazendo diversas atividades voltadas para a economia do mar, entre exposições, fóruns e palestras, reunindo pesquisadores, velejadores e empresários ligados ao setor. No primeiro dia, a programação começa às 17h e tem entrada gratuita para a população. O prefeito Bruno Reis participa da abertura do salão, ao lado de outras autoridades municipais.


Na abertura do evento, a Prefeitura e a Universidade Federal da Bahia (Ufba) firmarão uma parceria, através de um protocolo de intenções, para a implantação do projeto Archemar-Salvador. A iniciativa visa potencializar a arqueologia marítima e subaquática da Baía de Todos-os-Santos e prevê a criação de um Centro de Pesquisa e Referência em Arqueologia e Etnografia do Mar (CRMar) e do Museu Aberto da Baía-de-Todos os Santos (MABaía) na cidade. O local que abrigará as estruturas ainda está em fase de definição.


Na prática, o centro de pesquisa será um espaço que produzirá conhecimento para promoção e divulgação, referência e visitação educativa monitorada. O museu, por sua vez, contará com exposições de objetos físicos e exposições virtuais por meio de equipamentos de realidade virtual e aumentada, promovendo aprendizado sobre características de sítios arqueológicos, patrimônio etnográfico e histórico-cultural da baía que margeia a capital baiana e mais 13 municípios.



Após a assinatura do protocolo entre a Prefeitura de Salvador e a Ufba, o público poderá acompanhar uma apresentação do velejador campeão mundial e medalhista olímpico Lars Grael, que trará o tema “O poder de inclusão dos projetos sociais ligados à náutica”.


Fóruns e palestras - A partir de quarta-feira (15), o acesso ao Salão Náutico Salvador com Grand Pavois será feito mediante a apresentação de ingressos que podem ser adquiridos no site www.sympla.com.br. A programação do dia terá as palestras: Turismo Náutico Sustentável, que será conduzida pela empresária e presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez; Conexões Náuticas, a ser apresentado pelo especialista em economia náutica José Raimundo de Abreu Zacarias (Sebrae); e Charters Náuticos, pelo velejador olímpico e empresário Marcos Soares.


Na quinta-feira (16) o engenheiro e velejador Aleixo Belov, que já deu cinco voltas ao mundo a bordo de um veleiro, vai falar sobre Passagem Noroeste 2022, livro que conta a viagem que fez ao Oceano Ártico. Também haverá uma palestra sobre Segurança na Navegação, com o Tenente Rodrigo Santos, e um painel sobre Arqueologia Subaquática, com os professores da Ufba Carlos Caroso e Rodrigo Torres.


Na sexta-feira (17), as temáticas discutidas serão Cimatec Mar, com o reitor do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), Leone Andrade; Licenciamento de Marinas e equipamentos náuticos, com Otávio Freire; Gestão de Marinas, com a administradora Leilane Loureiro; Case Beneteau, a história da maior construtora de embarcações de esporte e lazer do mundo contada pelo diretor-presidente, Thibaut de Montvalon; além de Brazilian Hally, com Silvio Ramos.


No sábado (18), os temas discutidos serão Indicadores Náuticos, por Eduardo Coluna, e Economia Compartilhada, por Beto Brandy. No mesmo dia, a designer de interiores e velejadora Cecília Avena fará uma palestra sobre as Travessias Intercontinentais pelo Oceano Atlântico. Já o diretor da rede World Watch Institute no Brasil, Eduardo Athayde, vai falar sobre Amazônia Azul e Economia do Mar.


Todas as palestras acontecerão sempre de 17h às 21h.


Expositores – O Salão Náutico Salvador com Grand Pavois funcionará de 14h às 21h. No local, serão expostos, ainda, artigos esportivos, acessórios e peças náuticas. No píer, em frente ao restaurante Soho, duas balsas darão acesso a uma exposição de barcos de oito dos maiores estaleiros presentes no país, a exemplo de Sessa, Real, Schaefer, Infinity, Beneteau, entre outros.


Além disso, cerca de 30 estandes farão mostra e venda de motores, peças e equipamentos ligados à náutica, artesanato, acessórios e alimentos. Os itens poderão ser adquiridos no local, movimentando a economia e aquecendo o ambiente de negócios na cidade.



Fotos: Jefferson Peixoto / Secom

 / Secom

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑