Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 8 de julho de 2024

Dia nacional do Funk: Projeto de lei que institui a data é aprovada


Dia nacional do Funk: Projeto de lei que institui a data é aprovada


O funk é mais que apenas um estilo musical, ele é um movimento cultural muito amplo, afirma o CEO da LUJO NETWORK e especialista em distribuição digital, Jeff Nuno


O Dia Nacional do Funk pode passar a ser comemorado no dia 12 de julho após a aprovação do projeto de lei (PL) 2.229/2021, da Câmara dos Deputados, na Comissão de Educação e Cultura (CE) nesta terça-feira (2).


Caso nenhum senador peça recurso na votação em plenário, o texto seguirá direto para a sanção presidencial. Atualmente existe apenas uma data isolada comemorada em SP no dia 07 de julho, mas com o novo projeto a comemoração pode se tornar nacional.



Funk no Brasil: Uma história de cultura e resistência


O funk carioca surgiu nos anos 80, misturando batidas eletrônicas do hip hop, poesia do rap e a presença de DJs. As letras abordavam a vida nas favelas cariocas, a partir dos anos 90, com o aumento da violência urbana, as letras passaram a refletir essa realidade e a lutar por direitos civis.


Nos anos 2000, as letras tornaram-se mais provocativas e focadas em frases marcantes, muitas vezes incorporando elementos de outros gêneros musicais. Atualmente, o funk carioca se divide em diversos subgêneros como funk melody, funk ostentação, funk proibidão e new funk.



A grande importância cultural do funk no Brasil


De acordo com o especialista em distribuição digital internacional de músicas e CEO da empresa LUJO NETWORK, Jeff Nuno, o funk merece reconhecimento como movimento cultural do Brasil.


“O funk tem uma importância cultural muito grande no Brasil, principalmente por dar voz às comunidades periféricas e mostrar as suas realidades e aspirações. Ele promove inclusão e identidade, sendo mais que um simples gênero musical, mas um meio de resistência”.


“Vale ressaltar a importância da dedicação de cantores e produtores para que o funk ganhe mais espaço no mercado, superando preconceitos e barreiras. É esse esforço que permite que o funk continue a crescer”, afirma Jeff Nuno.



Principais lançamentos funk do mês:


01:  Sarro Sarro - Almir delas, MC Danone (05/07);


02: Mandela The Fato/ Hoje Ela Vai Me Dar Denovo - DJAY VMC ft. Dj Tchouzen (05/07);


03: Medellín - Dj Juninho Mpc, Mc Delano (12/07);


04: Aquecendo - Dj Juninho Mpc, Mc Magrinho, Mc Gw (05/07);


05: Movimento Brabo - Dj Makoski, DJ BM PROD, FTW RECORDS (15/07)



 Créditos: Jeff Nuno (LUJO NETWORK) Imagem Ilustrativa (Reprodução/Divulgação)


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑