Analu Leite na FLIPELÔ: Uma voz potente na mesa "Corpos Descentralizados: mulheres que escrevem fora do eixo"
Analu Leite e demais autoras debatem a força da escrita feminina na FLIPELÔ. Confira:
A escritora Analu Leite, autora de “Com Amor, Mamãe”, pela editora Mente Aberta e “Verdades de papel”, pela editora Urutau, estará presente na FLIPELÔ - Festa Literária do Pelourinho, em Salvador, no dia 09 de agosto de 2024. Ela participará da mesa "Corpos Descentralizados: Mulheres que escrevem fora do eixo", organizada pelo coletivo Escreva, Garota!, das 12h às 14h.
A mesa promete um debate vibrante sobre a força da escrita feminina que desafia padrões e explora novas formas de narrar, desconstruindo o eixo centralizado e abrindo espaço para vozes e perspectivas diversas. Analu, com sua obra “Verdades de Papel” trará sua experiência e visão singular para a conversa, promovendo uma reflexão sobre a importância da representatividade e da diversidade na literatura.
A FLIPELÔ celebra a obra de Raul Seixas e acontece no Centro Histórico de Salvador, reunindo escritores, artistas e amantes da leitura. A programação inclui debates, oficinas, saraus e apresentações musicais, com o objetivo de promover a democratização do acesso à literatura e fortalecer a cena cultural baiana.
Analu trará sua experiência e reflexões sobre mulheres escritoras que escrevem fora do eixo das metrópoles do Rio de Janeiro e São Paulo, tecendo ideias sobre a importância de trazer a cultura de seus espaços, mas sem distorcer e estereotipar artistas do norte e nordeste, por exemplo:
“Precisamos retomar o protagonismo na contação de nossas histórias, evitando-se, assim, que as lentes sudestinas monopolizem o discurso e nos encerrem numa visão estereotipada de baianos que passam seus dias comendo acarajé e falando "meu rei". Minha protagonista [Verdades de Papel] é uma doutora em educação, uma mulher que fez dos saberes e da carreira sua tábua de salvação, e já ouvi comentários do tipo "seu livro é bom, mas esperava mais baianês", numa referência aos vocábulos tidos como baianos e que, portanto, precisariam estar na boca de cada personagem inserido numa trama que se passe na Bahia. Daí a importância de um evento com a relevância da Flipelô abordar temas como essas escritas que ocorrem a despeito do eixo Rio-São Paulo, especialmente por autoras mulheres, e que constituem um convite à imersão numa diversidade verdadeiramente identitária”, argumenta Analu Leite.
Além de Analu Leite, a escritora e psicóloga Ana Cecília Ferreira e a escritora e produtora Nathalya Cavalcanti estarão presentes na mesa "Corpos descentralizados: mulheres que escrevem fora do eixo”.
Sobre Verdades de Papel
Rita de Cássia nasceu na zona rural da Bahia e muito nova teve de partir para Salvador, após vivenciar eventos traumáticos. Já na capital, conseguiu concluir os estudos e tornar-se uma importante doutora em Educação. No entanto, após receber um convite de uma poderosa empresa de celulose para instalar uma escola-modelo no vilarejo em que foi criada, Rita terá de voltar e se confrontar com seu passado, eventos e pessoas que um dia acreditou ter esquecido. Compreenderá seu verdadeiro papel na empresa que a contratou e necessitará fazer escolhas que impactarão muito além da própria vida.
Sobre Com Amor, Mamãe
Quando a filha, aos vinte anos, larga o curso de graduação e se muda de cidade com um namorado sem carisma nem juízo, Maria Clara fica perdida, raivosa, preocupada... E cheia de saudade. Ao descobrir o paradeiro da menina, não pega um avião: em vez disso, decide respeitar a decisão de Ana Beatriz e resgatar o laço por meio de cartas. Lendo seus relatos, nos aproximamos não só do passado das duas, mas da multifacetada experiência da maternidade.
Sobre a autora:
Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Mestre em Direito Processual Constitucional pela Universidad Nacional Lomas de Zamora (Argentina). Servidora pública do Poder Judiciário da Bahia desde 2008, atuando como assessora de magistério desde 2010. Para conhecer mais: https://www.instagram.com/analuleiteescritora/
Festa Literária Internacional do Pelourinho conta com a presença da autora Analu Leiteem mesa sobre "Corpos descentralizados: mulheres que escrevem fora do eixo”
Quando: dia 09 de agosto de 2024, das 12h às 14.
Onde: Centro Histórico de Salvador, Pelourinho.
FICHA TÉCNICA VERDADES DE PAPEL:
Título: Verdades de Papel
Autora: Analu Leite
Gênero: literatura brasileira, ficção, romance, drama
Editora: Urutau
Ano: 2024
Páginas: 244
ISBN: 978-6559006601
Preço: R$ 56,00
FICHA TÉCNICA COM AMOR, MAMÃE
Título: Com amor, mamãe
Autora: Analu Leite
Editora: Mente Aberta
ISBN/ASIN: 978-65-86483-42-0
Páginas: 212
Preço: R$ 45 (físico) e 24,90 (eBook)
Link de venda: https://bit.ly/comamormamae
0 comentários :
Postar um comentário