O assentamento Fazenda Volta, localizado no município de Coronel João Sá, no território do Semiárido Nordeste II, na Bahia, teve sua portaria de criação publicada nesta segunda-feira (19), no Diário Oficial da União.
A área, que abrange 555,8 hectares, beneficiará 15 famílias de trabalhadores rurais. Cada família contemplada terá acesso a um lote de terra de, aproximadamente, 25 hectares. Além disso, acessará as políticas públicas do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
Após a fase da criação do assentamento, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lançará o edital do certame que irá selecionar as 15 famílias. A abertura desse processo seletivo ainda não tem data definida.
Fazenda Volta
Trata-se de um imóvel rural inserido na bacia do Vaza-Barris, que é cortado pelos riachos Salgado e Caraíbas, de clima semiárido. A nova área de reforma agrária contém 23 pequenos açudes que acumulam água da chuva.
Possui pastagens que totalizam 332,7 hectares. A vegetação original é de caatinga e a secundária de capoeiras, ou seja, áreas em processo de regeneração natural após o uso agrícola.
Potencialidades
De acordo com o laudo de vistoria, o Fazenda Volta tem potencialidades para o desenvolvimento da pecuária, com a criação de bovinos, ovinos e caprinos, além da implementação da apicultura. Ainda tem capacidade para a implantação de lavouras de abóbora, milho, feijão e sorgo.
Foto: Área de reforma agrária no bioma da Caatinga - Incra/BA
0 comentários :
Postar um comentário