Programa Trilha para Mulheres certifica 60 jovens em cursos de fotografia e auxiliar de cozinha
Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Programa Trilha para Mulheres certificou 60 jovens – 30 do curso de iniciação à fotografia e 30 do curso de auxiliar de cozinha –, em solenidade realizada nesta quinta-feira (13), no Hotel Bahia Sol, em Salvador.
Após participar do curso de fotografia, a estudante de jornalismo, Emily Piñero, 20 anos, disse que pretende se especializar em fotojornalismo. “Sempre gostei de fotografia, mas nunca tive condições de fazer um curso, o Trilha me deu essa oportunidade e despertou a minha vocação para o jornalismo”, relatou a jovem. Além dos certificados, as jovens receberam um kit, contendo material fotográfico e utensílios para cozinha.
“A certificação é a conclusão de uma etapa. A busca pela qualificação, e consequentemente, a inserção no mercado de trabalho é a trilha a ser seguida”, disse o secretário do Trabalho, Álvaro Gomes, durante a solenidade de certificação.
Estiveram presentes a chefe de Gabinete da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), Karla Ramos, representando a secretária Olívia Santana; a coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, Tânia Portugal, e o representante da instituição formadora – a Fundação Doutor Renato Machado, Carlos José Freitas Machado.
Trilha para Mulheres
O programa vai certificar ao todo 510 jovens mulheres nos municípios de Salvador, Camaçari, Paulo Afonso, Lençóis, Buerarema, Uruçuca, Santana e São Miguel. Os cursos têm carga horária de 400 horas, sendo 100 horas de qualificação social e retomada de conceitos da educação básica; 250 horas de qualificação profissional e preparação para o mundo do trabalho e 50 horas para orientação e elaboração do Trabalho Final de Curso (TFC).
O programa é fruto de um convênio entre o Governo do Estado – por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) –, e o Governo Federal – por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República. As secretarias estaduais de Políticas para Mulheres (SPM) e Relações Institucionais (Serin) são parceiras do projeto.
0 comentários :
Postar um comentário