Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

5ª Primavera dos Museus mobiliza espaços expositivos da Bahia

 
Uma extensa programação marca a 5ª Primavera dos Museus na Bahia, que, este ano, traz o tema “Mulheres, Museus e Memórias”.
Durante todo o período da estação, diversas atividades serão realizadas nos espaços vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC). Exposições, oficinas, palestras e atividades educativas fazem parte da programação que tem seu ponto alto no 3° Encontro Baiano de Museus. O evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em Ilhéus.
O Secretário de Cultura, Albino Rubim, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, o diretor-geral do IPAC, Frederico Mendonça, o presidente do IBRAM, José do Nascimento Junior, e a diretora de Museus do IPAC, Maria Célia Moura Santos, participam da abertura oficial do encontro no Teatro Municipal de Ilhéus. Na ocasião, será apresentada a exposição Museus da Bahia: Identidade e Territórios. Com o tema “Museus, Territórios e Inclusão Sociocultural”, o evento reunirá grandes nomes da área museológica para trocarem experiências e discutirem políticas públicas que levem ao desenvolvimento e melhoria do setor. Em pauta também a implantação do Instituto Baiano de Museus (IBAM), uma das prioridades da Secretaria de Cultura do Estado.
Durante os três dias do encontro, o superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto Santos, o professor da UFBA, José Cláudio Oliveira, a coordenadora do Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo, Gabriela Aidar, o professor da UFPE, Francisco Lima, e a convidada internacional, a museóloga mexicana Miriam Arroyo, ministrarão palestras e minicursos sobre os temas “A Inclusão Sociocultural nos Territórios de Identidade da Bahia”, “Museus e Inclusão Digital”, “A Acessibilidade Comunicacional para Pessoas com Deficiência no Ambiente Museológico” e “Museus, Territórios e Desenvolvimento Comunitário”. As inscrições estão abertas até o dia 14 de setembro e podem ser efetuadas através do link http://dimusbahia.wordpress.com/iii-encontro-baiano-de-museus/. Mais informações pelo telefone             (71) 3117-6381      .
Belle Époque, Um Estado de Espírito - Abrindo a programação da Dimus para a 5ª Primavera dos Museus no dia 12 de setembro, a exposição Belle Époque, Um Estado de Espírito leva para o 3º piso do Shopping Iguatemi reproduções de imagens de cartões-postais que integram o acervo do Museu Tempostal. A mostra retrata um período de efervescência cultural, avanços tecnológicos e euforia capitalista vivenciado na Europa entre o final do século XIX e início do século XX: a chamada Belle Époque. Trata-se de um momento marcado por um novo estado de espírito, em que a prosperidade toma conta da sociedade e essa passa a desfrutar dos prazeres materiais até então desconhecidos e desejar uma revolução no plano sociocultural e artístico. Assim, as imagens dos cartões-postais reproduzidas na exposição testemunham também a busca pela Nova Arte, movimento que rejeita o academicismo e as composições equilibradas e explora o efeito de curvas sinuosas, com liberdade para modificar os elementos da natureza usados nas composições das obras. A Art Nouveau também influenciou o mobiliário, a arquitetura, as artes gráficas e a indumentária do período.
Museu de Arte da Bahia - O Museu de Arte da Bahia apresenta, a partir de 18 de setembro, a exposição Mulheres Pintoras na Primavera de 2011. A mostra irá reunir trabalhos de artistas brasileiras que atuaram nas seis últimas décadas e terá curadoria da diretora do MAB, a museóloga Sylvia Athayde. São mais de 30 artistas que se expressam através de diferentes técnicas como pinturas, desenhos e gravuras. Entre elas, Tarsila do Amaral, Djanira, Maria Bonomi, Renina Katz, Marina Caram e Sonia Castro. A Bahia estará representada através das obras de Ligia Sampaio, Sonia von Brusky, Carmem Penido, Liana Bloisi, Márcia Magno, Edsoleda Santos  e Emma Valle, ao lado de outros trabalhos de artistas plásticas baianas como Hilda de Oliveira, Candoca (Cândida Jorge dos Santos Pereira) e Vera Patury. A mostra apresenta obras de colecionadores particulares e peças do acervo permanente do MAB e de MAM e fica em cartaz até 6 de novembro.
Museu de Arte Moderna – A programação do Museu de Arte Moderna para a 5ª Primavera de Museus inclui quatro atividades: no dia 21 de setembro na Sala dos Arcos será promovida a oficina de criação plástica Construindo Canteiros com mães e filhos do projeto Linha do Abraço; a arquiteta Carla Zollinger ministrará a palestra “Museu e memória no pensamento vivo de Lina Bo” no dia 23 de setembro, às 15 horas, na Galeria 1 do MAM; a edição do projeto Diálogos Contemporâneos do dia 24 de setembro, às 16 horas, discutirá, a partir das exposições Dez anos de fotografia espanhola contemporânea. Coleção Fundação Coca-Cola e Sob o mesmo céu, de Beatriz Franco, o tema “Ausência/presença do sujeito no ato fotográfico”; já no dia 25 de setembro, às 15 horas, durante o Pinte no MAM, a mediadora Ana Rachel Schimiti falará sobre as artistas mulheres do Acervo do MAM-BA fazendo um intercâmbio com as experiências pessoais das crianças.   
Palacete das Artes Rodin Bahia – Entre 23 e 25 de setembro, Palacete das Artes e Orquidófilos Baianos Associados promovem a já tradicional Mostra de Orquídeas. A atividade inclui, além de exposição de flores, oficinas de cultivo com Roland Cooke e palestras sobre Biologia das Orquídeas e Noções de Cultivo de Orquídeas, respectivamente, com Cassio Wanderberg e Francisco Parente.   
Ações Culturais e Educativas - No dia 15 de setembro, às 10 horas, o Desfile da Primavera movimenta o Pelourinho. Alunos das escolas João Lino e Azevedo Fernandes, ambas situadas no Pelourinho, e da escola Vovô Zezinho, no bairro de Arenoso, apresentam as indumentárias que foram produzidas com base no acervo do Solar Ferrão durante oficinas organizadas pelo Núcleo de Ações Culturais e Educativas da Dimus. O resultado dos trabalhos são roupas, máscaras e estandartes que fazem um diálogo entre a primavera e as mostras que estão em cartaz no local.
Parque Histórico Castro Alves – Em Cabaceiras do Paraguaçu, a 160 km de Salvador, o Parque Histórico Castro Alves promove entre 19 e 23 de setembro uma série de ações relacionadas ao tema da 5ª edição da Primavera de Museus: a exposição A mulher na poesia de Castro Alves (19 de setembro), o workshop “A beleza da mulher” (20 de setembro), a palestra “Saúde da Mulher” e workshop sobre a importância da atividade física (21 de setembro) e contação de histórias sobre o tema “Mulher e afeto” (22 e 23 de setembro). 
Primavera dos Museus - Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura), a Primavera dos Museus é realizada anualmente em espaços museais e instituições culturais de todo o país na semana do início da estação. O objetivo é sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre assuntos da atualidade. Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns dos eventos realizados.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑