Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 10 de setembro de 2011

Centro histórico ganha novo espaço cultural

Este concerto tem o título derivado da intenção de demonstrar um pouco do repertório de responsabilidade individual nas bandas filarmônicas, além dos dobrados e música de origem popular. Os compositores de hoje são:
João Sacramento Neto - Incansável fabricante de músicos, residiu entre as cidades do Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais, formando bandas. As bandas no Sudoeste da Bahia são de existência fugaz. Em seus dobrados a beleza está em melodia simples e claras, mais que em convenções ou embelezamentos.
Júlio Cézar Souza.   Garimpeiro, negociante de diamantes, músico autodidata, Júlio Cézar Souza compunha para sua filarmônica, a 23 de Dezembro, tendo dado às suas músicas títulos curiosos: O Cara Suja, O Bode Preto, Ser bom não é Bom, valsa Riso do Mal, Flor da Serra. Em suas peças vemos uma forte influência das bandas de Minas Gerais e uma tendência de criar além dos contracantos uma segunda melodia, tocada em paralelo.
 Isaias Gonçalves Amy - Com a profissão de ferroviário, chefe de depósito da Leste Brasileiro, Amy regeu bandas em sua cidade, Queimadas, regeu a Apolo em Juazeiro, a União dos ferroviários Bonfinenses em Senhor do Bonfim e a Euterpe Alagoinhense, em Alagoinhas. Escrevia de acordo com a excelência dos músicos dos quais dispunha e também segundo o público que ouviria sua produção. Assim, compôs desde rebuscadas polacas, como Annita Garcia, até uma série de marchas-frevo, de número 1 a 18,  para o carnaval de Alagoinhas.
Gilberto Gagliardi - trombonista, compositor e arranjador, iniciou-se em música com o seu pai, o trombonista José Gagliardi. Começou a tocar profissionalmente na orquestra Simon Boutman, que atuava na gravadora Victor.participou de gravações com os principais artistas de rádio do Brasil e viajou por diversos países latinoamericanos como solista de orquestra e atuou como arranjador para quase todos os filmes da Vera Cruz.
Fred Dantas -   mestre de bandas, fundador de escolas, festivais  e grupos culturais, iniciou-se em uma banda de música na cidade baiana de Urandi, com o mestre João Sacramento Neto. Trombonista membro da Orquestra Sinfônica da UFBA, instituição onde também cursa o Doutorado em Composição, também é reconhecido como músico popular e regente de orquestra de bailes.
Amâncio Jr. ("Meu Mano"):   Flautista e compositor, natural de Curaçá, Bahia, cujo teatro municipal, centenário, leva o seu nome. "Soluços D'Alma", aqui adaptada para filarmônica por Fred Dantas, também já recebeu arranjos para grupos de choro e Orquestra Sinfônica da Ufba.
Son son do Acaru – cego sanfoneiro morador do alto da serra do Acaru, no Sertão de Canudos, o velho Son-son é autor de melodias bastante atraentes, que ele mesmo executava na sua harmônica “pé de bode”. As duas músicas que abrem e encerram o arranjo hoje executado foram recolhidas para serem usadas por Ernst Widmer na trilha sonora de O Boi Aruá, longa metragem de Chico Liberato.
Dorival Caymmi -   iniciou a sua carreira de cantor e compositor na cidade do Salvador, transferindo-se depois para o Rio de Janeiro, onde se tornou conhecido artista de rádio e cinema, atuando ao lado de estrelas como Carmen Miranda. Caymmi, junto e Jorge Amado e Caribé, faz parte da estrutura básica do que chamamos baianidade, sobretudo por suas canções que falam do mar e das gentes que dele vivem.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑