Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Vivo EnCena traz o grupo Ponto de Partida a Salvador


Projeto promove curta temporada do espetáculo musical Travessia e promove  encontro sobre gestão de grupo.

O projeto Vivo EnCena, patrocinado da Vivo, volta a Salvador e apresenta para o público soteropolitano o espetáculo Travessia, que promove um passeio pela Música Popular Brasileira e alcança a marca de 20 anos em cartaz, no repertório do grupo Ponto de Partida. Além de trazer um dos mais representativos grupos de teatro de Minas Gerais, o projeto vai oportunizar um encontro de troca de experiências entre os artistas baianos e a trupe mineira, promovendo um debate sobre Gestão de Grupo e Formação de Platéia, com apoio institucional da Escola de Teatro da UFBA e contando com a participação de Expedito Araújo, curador nacional do projeto Vivo EnCena, que vem especialmente para mediar a atividade.  As apresentações acontecerão no Teatro Jorge Amado (Pituba), dias 8 e 9 de agosto, quinta e sexta, às 20h e o encontro de trocas, na sexta-feira, dia 9, às 15h, no Teatro Martim Gonçalves (Canela).

Realizado há dez anos, o projeto Vivo EnCena estimula o intercâmbio de projetos de artes cênicas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do país e da sociedade como um todo. Em 2013, movimentou mais de 30 mil espectadores em Salvador, viabilizando eventos como o Festival de Artes do Sagrado, com o espetáculo A Paixão de Cristo e o Festival Internacional de Improvisação (FIMPRO). Com esta temporada, a ideia é promover o encontro do público baiano com um espetáculo que representou o Brasil nos 50 anos da Unesco, em Paris e está há mais de 20 anos em cartaz. Travessia já se apresentou em centenas de cidades brasileiras e também na África - na reinauguração do Teatro Avenida, em Angola, após a revolução - Europa e América do Sul, tornando-se o espetáculo mais assistido da trupe.

Dentro do Vivo EnCena, o teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de formação de plateia, inclusão cultural e desenvolvimento profissional, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito da cultura. O Vivo EnCena também realiza ações próprias e a curadoria do Teatro Vivo, situado na capital paulista.



Travessia

Encenar a música. Esta é a proposta do espetáculo Travessia, que formaliza som em imagens. A montagem mineira foi aclamada em Paris, considerada como “um espaço mágico onde o público e os artistas celebram a vida”. O texto surpreende pela fusão entre as músicas e a construção dramatúrgica.

Em “Travessia”, o Grupo Ponto de Partida continua sua pesquisa de linguagem em que o ator é o centro da encenação. Ele canta, dança, interpreta, empresta seu corpo para desenhar o espetáculo. O palco está nu e os elementos de cena tanto são signos para leitura do espetáculo, como instrumentos de percussão.

“Travessia”, além de apresentar-se em várias cidades brasileiras, tem uma carreira essencialmente internacional, com temporadas na África, na América Latina e na Europa. É um espetáculo que tem o jeito e o cheiro do Brasil. Que ritualiza nossa alegria, brinca com nossos ritmos. Que está desenhado com nossa negritude e nossa latinidade.



Encontro Vivo EnCena

Nesta primeira edição do Encontro Vivo EnCena em Salvador, a proposta é promover uma estreitamento da relação do Grupo Ponto de Partida com a cidade e a classe artística local, mais especialmente dialogando com os grupos artísticos e estudantes sobre o tema Gestão de Grupo e Formação de Plateia. Na oportunidade, será criado um espaço para trocas de experiências sobre gestão e produção teatral na atualidade, formação de público, novas perspectivas e alternativas criativas, a partir das práticas de gestão do Grupo Ponto de Partida, que comemora 32 anos de existência.



“O Vivo EnCena é voltado especialmente para projetos envolvidos em processos contínuos e que visam a formação, reflexão e transformação a partir do fazer teatral, comprometidos com pesquisas de linguagem e com o compartilhamento de metodologias, inovações, experiências e resultados. Pensamos no protagonismo também do público, com ações que vão além do espetáculo”, afirma Expedito Araújo, curador artístico do Vivo EnCena. Além das apresentações, outras ações vêm sendo possibilitadas, como workshops e intercâmbio com outros grupos culturais não só de Minas, mas do país inteiro.



O Grupo Ponto de Partida traz em sua bagagem 32 anos de trajetória, considerado nacionalmente como referência na investigação teatral. Ao longo de anos de trabalho e pesquisa, a companhia desenvolveu uma linguagem única para musicais brasileiros e adaptou para o teatro obras de autores como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Manoel de Barros, Adélia Prado, Bartolomeu Campos de Queirós e compositores como Milton Nascimento e Chico Buarque, construindo uma dramaturgia inédita. O grupo formou-se tecnicamente com os principais nomes do país - Fernanda Montenegro, Sérgio Britto, Cacá Carvalho, Jorginho de Carvalho, Babaya, Gilvan de Oliveira, para citar alguns. E é também o responsável pela criação e coordenação dos projetos Coro Meninos de Araçuaí, Bituca: Universidade de Música Popular e Corredor Cultural Ponto de Partida.



TRAVESSIA



Elenco

Carolina Damasceno, Dani Costa, Érica Elke, João Mello, Júlia Medeiros, Lido Loschi, Lourdes Araújo, Pablo Bertola, Regina Bertola, Renato Neves e Soraia Moraes




0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑