Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Fundação Pedro Calmon celebra mês da África

Fundação Pedro Calmon celebra mês da África nas Bibliotecas Públicas.  

No mês em que se celebra o continente africano – 25 de maio, dia da África –, a Fundação Pedro Calmon/SecultBa realiza uma série de atividades temáticas gratuitas nas Bibliotecas Públicas do Estado. Pesquisadores, educadores e estudantes – crianças e adolescentes – estão convidados a participar de palestras, oficinas, recital e contação de histórias para conhecer e entender mais sobre a história da África, sua cultura e realidade social nos dias de hoje.

A programação começa nesta quinta-feira (7), com a palestra do historiador Vinícius Gesteira, que falará do tema ‘Direito e política nas culturas africanas’, às 15h, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul). Nos dias 18 e 25, a biblioteca receberá o historiador, Alex França, que continuará suas aulas sobre Literatura e Cinema Afro-Latino Americanos. No dia 23 (sábado), às 10h, a professora de Artes, Mônica de Jesus Dourado, ofertará uma Oficina de Trançado aberta ao público. Já no dia 28 (quinta), às 14h, a mestranda em Ciências Sociais (Universidade Federal da Bahia -Ufba), Elisia Maria de Jesus, falará do tema ‘A estética e sua vida, onde ela interfere?’.

No dia 21, às 14h30, o encontro será na Biblioteca Anísio Teixeira (Pelourinho), com Juvenal Carvalho (UFRB), que falará dos ‘Desafios atuais da união africana’. Na Biblioteca Pública do Estado (Barris) será dado início à nova edição do Curso Conversando com sua História - do Centro de Memória da Bahia - a partir do dia 18. Neste dia, às 17h, será realizada a palestra ‘Africanos libertos, catolicismo e a articulação de uma comunidade mercantil (Agoué 1840-1860)’, com Nicolau Parés (Ufba).

A Biblioteca Juracy Magalhães (Rio Vermelho), no dia 13, às 9h, receberá o professor Nelson Souza, que falará ao público sobre ‘O negro no contexto social à luz da Literatura’.

Infantil

As crianças terão programação especial, com contação de histórias africanas na Biblioteca Anísio Teixeira (Pelourinho), dias 13, 20 e 30 de maio. No dia 13 (quarta), às 14h, o livro ‘Contos africanos para crianças brasileiras’ será contado pelo seu autor, Rogério Andrade Barbosa. Dia 20 (quarta), às 14h, será a vez do livro ‘Meu avô africano’ ser contado pela autora, Carmem Lúcia Campos. Já no dia 23 (sábado), será a vez da escritora Arlene de Holanda, com seu livro ‘O Brasil que veio da África’, às 9h. Na Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (Rio Vermelho), as crianças poderão ouvir histórias da África ao longo de todo o mês, sempre às 9h e às 14h, de segunda a sexta.

Ainda para os pequenos, será realizada Oficina Literária temática no dia 25, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo, às 10h e 15h, com Ana Carla Monteiro, que promoverá declamação de cordéis do livro ‘África - Um breve passeio pelas riquezas e grandezas Africanas’, de Fernando Paixão. Em seguida, a educadora estimulará o público a criar ilustrações em um livro de pano. Na Biblioteca Pública do Estado (Barris), será realizada oficina artística ‘Pérola Negra’, no dia 20, às 15h, com as facilitadoras Rita Telles e Camila Araújo, que levarão os participantes a confeccionar adereços africanos com material reciclável.

Filmes

Para os amantes do cinema, o setor de Audiovisual da Biblioteca Pública do Estado (Barris) exibirá filmes temáticos, como por exemplo, Mandela - O Caminho para a Liberdade, no dia 13, às 15h, que conta a história de um dos homens mais importantes e influentes da África, pois foi preso e depois se tornou presidente da República da África do Sul, e de negros escravizados no continente norte-americano. No dia 20, também às 15h, será exibido o longa 12 Anos de Escravidão.

Itaparica

No dia 22, a partir das 16h30, as comemorações chegarão também na ilha de Itaparica, com recital cênico do poema ‘O Navio Negreiro’ do abolicionista e poeta Castro Alves, pelos alunos da rede municipal de ensino e a Mostra de Culinária Africana (com degustação), com a participação de restaurantes da comunidade. Toda a programação é gratuita e acontecerá na Biblioteca Juracy Magalhães Jr.

Sistema

As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, gerido pela Fundação Pedro Calmon – Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA). O Sistema é composto por seis bibliotecas públicas estaduais localizadas em Salvador, uma no município de Itaparica e uma biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual 2 de Julho), além de uma Casa de Cultura, no município de Lençóis. O Sistema também fornece consultoria para as bibliotecas municipais e comunitárias, além de cursos de capacitação para os funcionários destas unidades.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑