Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Ganhadeiras de Itapuã, Zezé Motta e Aiace apresentam “Toda Mulher é Meio Chica da Silva”

Ganhadeiras de Itapuã, Zezé Motta e Aiace apresentam “Toda Mulher é Meio Chica da Silva” no Carnaval da Bahia. Show acontece no dia 7 de fevereiro, às 18h, no Largo do Pelourinho,


Três gerações da música se juntam para prestar uma emblemática e inédita homenagem ao empoderamento da mulher trazendo Chica da Silva como símbolo histórico. O show “Toda Mulher é Meio Chica da Silva” reúne, pela primeira vez,  a atriz e cantora Zezé Motta, o grupo As Ganhadeiras de Itapuã e a cantora baiana Aiace, no dia 7 de fevereiro, domingo de Carnaval, às 18h, no Largo do Pelourinho. O show é uma realização do Governo da Bahia por meio da Secretaria de Cultura e a produção é assinada pela Via Press Comunicação e Eventos.

Escrava, dona de uma força capaz de livrar-se do preconceito e ser aceita numa sociedade separatista do século XVIII, Chica da Silva foi um marco para liberdade da mulher na história do país. O espetáculo musical, inteiramente baseado nessa temática, será composto por muito samba de roda e ijexá, além de músicas autorais de cada uma das artistas. Ganhadeiras, Zezé e Aiace dividem o palco em muitos momentos e, apresentam também canções que marcam suas carreiras. “É importante falar em Chica da Silva principalmente nesse momento em que estamos mais atentos às questões femininas, à luta das mulheres”, destaca Aiace.

Aos 70 anos de idade – e quase 40 anos após o lançamento do filme ‘Xica da Silva’ de Cacá Diegues –, Zezé já perdeu a conta de quantas mulheres a agradecem por ter feito Xica. Ainda hoje, a atriz e cantora é inspiração para quem busca força e garra para enfrentar as adversidades da vida. Por isso, ninguém melhor do que ela para trazer sua interpretação forte e única para esse encontro que ficará marcado na história do Carnaval de Salvador.

A voz das mulheres é o que rege o grupo sociocultural As Ganhadeiras de Itapuã. Vencedor do Prêmio da Música Brasileira em 2015, o grupo resgata as tradições do samba-de-roda (patrimônio imaterial da humanidade), dos grandes compositores e poetas da Bahia e tem objetivo de construir a autoestima de toda uma geração de mulheres do bairro de Itapuã. O grupo traz entres as suas componentes algumas descendentes diretas das antigas Ganhadeiras, mulheres que representaram o primeiro movimento de empoderamento feminino registrado no Brasil.

A baiana Aiace, vocalista da banda Sertanília, completa as vozes femininas do show. Unindo o canto do mar e o urbano ao canto do sertão, a artista representa a renovação da música de raiz. Com voz suave cheia de personalidade e elementos das raízes ancestrais afro‐baianas, Aiace ganhou notoriedade sendo indicada para ao Prêmio Caymmi de Música em três categorias: Melhor Intérprete, Melhor Direção Musical e Melhor Técnico de Som.




Sobre as artistas

As Ganhadeiras de Itapuã

A riqueza deste encontro entre as vozes das Ganhadeiras com as ‘sambadeiras’, que hoje totalizam mais de 40 mulheres, entre senhoras de mais 80 anos e crianças, é um espetáculo único. O samba-de-roda praieiro de Itapuã é embalado por cantigas, cirandas e sambas de roda, dança e encenações teatrais. O resultado deste trabalho é a projeção nacional e internacional das Ganhadeiras, que nos últimos anos foi um dos grupos regionais mais premiados no Brasil. Recentemente, As Ganhadeiras de Itapuã foram indicadas a três categorias da 26ª edição do Prêmio da Música Brasileira e levaram para casa duas estatuetas: a de Melhor Álbum e a de Melhor Grupo Regional.



Sobre Zezé Motta

Com uma interpretação forte e única, Zezé Motta iniciou sua carreira de cantora em São Paulo na década de 70. Como resultado da sua trajetória musical, já lançou cinco LPs, cinco CDs e um DVD. Além de cantar, o fato de ser atriz traz para as suas apresentações um tom dramático e cheio de personalidade. Em sua voz, clássicos como “Trocando em Miúdos” de Chico Buarque, “Pecado Original” de Caetano Veloso e “Senhora Liberdade” de Nei Lopes e Wilson Moreira, ficaram imortalizados. Ícone, quando se fala sobre o poder da mulher negra, seu mais recente trabalho “Negra Melodia” faz uma homenagem a Luiz Melodia e Jards Macalé. A álbum conta com 12 faixas entre elas “Soluços”, “O sangue não Nega” e “Anjo Exterminado”. Atualmente Zezé Motta arquiteta seu novo CD, intitulado “O Samba Mandou me Chamar”.



Sobre Aiace

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑