Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 31 de março de 2016

Exposição em Salvador retrata cotidiano e sonhos de jovens do sertão do Piauí


Feito Pedaço de Mim ficará até maio na Galeria Pierre Verger e depois parte para exposição itinerante em três escolas públicas. 

O projeto Feito Pedaço de Mim, mais do que uma exposição fotográfica pretende mexer com os jovens de algumas comunidades em Salvador.  Realizado pela fotógrafa Daniele Rodrigues, o projeto traz 17 imagens que falam sobre ser mulher, ser jovem e ser sertaneja.  A abertura da exposição acontece no dia 15 de abril às 19h, na Galeria Pierre Verger, nos Barris, e ficará aberta até o dia 15 de maio, quando migrará para o Colégio Bertholdo Cirilo dos Reis em Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

A ação inclui exposição itinerante em quatro espaços na cidade: Galeria Pierre Verger, e três escolas públicas do ensino médio. Além das mostras, serão oferecidas oficinas de fotografia nas três escolas. 

A questão de gênero é o foco principal do trabalho,  que é formado por retratos de jovens (entre 16 e 21 anos) sertanejas da comunidade Contentamento, localizada no sertão piauiense, e cartas nas quais foram convidadas a falar sobre seus sonhos e planos para o futuro. “Acredito na importância de se falar da mudança de papel da mulher na sociedade em todos os ambientes, principalmente, escolar”, afirma a fotógrafa, que também é educadora.

Segundo a artista, esse trabalho é relevante por haver “pontos de conexão entre as dificuldades encontradas pela população rural mais pobre e a periferia das grandes cidades, e precisamos pensar sobre isso”.  Durante o processo nas escolas, os professores serão convidados a trabalhar em sala de aula as temáticas abordadas, além da presença da própria artista gerando o debate na abertura do projeto em cada escola.  

O público principal desse projeto é de jovens que sonham, planejam e estão em um momento de escolha: a saída da escola. “É muito importante incentivar e catalisar esses processos”, completa Daniele.  A exposição, contemplada pelo edital Arte em Toda a Parte - Ano III, promovido pela Fundação Gregório de Matos, órgão da Prefeitura de Salvador, pretende gerar esse inquietamento a partir da visão das realidades e sonhos das jovens retratadas. 

A cenografia da exposição será realizada pelo artista Zaca Oliveira. 

Serviço:

Exposição Feito Pedaço de Mim
Onde: Galeria Pierre Verger (Rua General Labatut, 47 – Barris, Salvador/BA)
Abertura: 15 de abril (sexta-feira) às 19h
Visitação: 15 de abril - 15 de maio,  de segunda a sexta, 9h às 18h, sábados e domingos de 12h às 19h
Quanto: Grátis 

Projeto nas escolas 

Exposição no Colégio Bertholdo Cirilo dos Reis – Plataforma - 17/05 - 17/06
Exposição no Colégio Edvaldo Brandão – Cajazeiras - 20/06 - 29/07 
Exposição no Colégio Governador Lomanto Junior - Itapuã - 30/07 – 30/08

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑