Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Semana de Valorização do Trabalho Doméstico oferece serviços e orientações

Emissão de carteira de trabalho, intermediação e cadastramento de mão de obra são alguns dos serviços oferecidos gratuitamente na 8ª Semana de Valorização do Trabalho Doméstico. A ação da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), começou nesta quinta-feira (27) e continua até sábado (29), no 1º piso do Shopping Center Lapa.

“São oito balcões de atendimento abertos para qualquer trabalhador, doméstico ou não. Estamos com os postos do SineBahia Móvel fazendo encaminhamento para o mercado de trabalho. Estamos emitindo carteira de trabalho também. O INSS está aqui orientando sobre questões previdenciárias e trabalhistas. E contamos com uma universidade oferecendo serviços jurídicos e psicológicos”, explica Ângela Guimarães, coordenadora da Agenda Bahia do Trabalho Decente, parceira da ação.

De acordo com a Secretária da Setre, Olivia Santana, a iniciativa visa sensibilizar a sociedade para a igualdade de condições e tratamento para os trabalhadores domésticos. “Eles têm direitos previstos em lei, como jornada de trabalho definida, salário, 13º salário, férias. Serão três dias de muitos eventos. Queremos conscientizar os trabalhadores e empregadores sobre esses direitos. Estamos realizando aqui oficinas, debates e palestras”. 

Para a trabalhadora doméstica Valquíria Silva, a Semana representa as conquistas alcançadas. “É um caminho difícil ainda, mas são muitas melhoras. Com toda certeza as coisas estão muito melhores hoje. Em um momento de minha vida eu cheguei a pensar que iria morrer sem ver meus direitos. É com muita felicidade que digo que estou viva e gozando de meus direitos, trabalhando com honra e orgulhosa do que faço”, afirmou.

A Secretaria de Política para Mulheres também participa da programação com palestras e debates sobre violência contra a mulher, autonomia e empoderamento, além de atividades culturais e artísticas. Outros parceiros são o Sindicato do Trabalho Doméstico (Sindoméstico), Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos (Fenatrad), Previdência Social e a Secretaria da Educação do Estado (SEC).

Fonte Secom/GOVBA

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑