Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 6 de maio de 2017

"Mãe de todas as bombas": Papa critica nome de explosivo dos Estados Unidos

Em discurso, Pontífice criticou apelido da MOAB GBU-43, usada pelo governo norte-americano em abril, e se disse "envergonhado" com a escolha

O papa Francisco criticou neste sábado (6) a chamada "mãe de todas as bombas", explosivo mais potente do arsenal não-nuclear dos Estados Unidos, lançado no Afeganistão no último mês de abril. A declaração foi feita durante um encontro com jovens no Vaticano, em que o líder da Igreja Católica respondeu a perguntas sobre diversos assuntos, inclusive a guerra contra o grupo terrorista Estado Islâmico.

"Fiquei envergonhado pelo nome de uma bomba, a chamaram de 'mãe de todas as bombas'. Mas a mãe dá a vida, e essa dá a morte, e chamamos de mãe esse artefato, o que está acontecendo?", questionou Papa Francisco . Durante sua fala, não houve menção aos Estados Unidos, mas o Pontífice se referiu ao armamento utilizado pelo governo norte-americano MOAB GBU-43 ("Massive Ordnance Air Blast" ou "Munição Maciça de Destruição Aérea"), também conhecido como "mãe de todas as bombas" ("Mother Of All Bombs", em inglês).

O explosivo foi utilizado pela primeira vez em abril deste ano, na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão para atingir cavernas dominadas pelo Estado Islâmico. De acordo com o governo afegão, o ataque deixou cerca de 80 jihadistas mortos. O raio da cratera aberta pelo artefado, segundo informações iniciais, ultrapassa 300 metros. Os danos à área, no entanto, chegam a quilômetros.

Na ocasião, o secretário de imprensa norte-americano, Sean Spicer, afirmou que "os EUA levam a sério a luta contra o Estado Islâmico e, para derrotar o grupo, devemos negar-lhes o espaço operacional. É isso que fizemos". O porta-voz do governo afirmou ainda que "foram tomadas todas as precauções para evitar vítimas civis e danos colaterais".

A bomba foi desenvolvida durante a Guerra no Iraque, em 2003. À época, porém, o Departamento de Defesa dos EUA concluiu que o Iraque fornecia pouca resistência para justificar o uso do armamento. No próximo dia 24 de maio, o Papa Francisco recebe o presidente Donald Trumpo no Vaticano. Este será o primeiro encontro dos líderes. De acordo com a agência de notícias "Reuters", a reunião é "potencialmente embaraçosa", por conta de opiniões bem distintas em questões como imigração, refugiados e aquecimento global.

* Com informações da Ansa.
Fonte: Último Segundo 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑