Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 15 de junho de 2017

Colégios da rede estadual realizam ensaio geral para o 2 de Julho


Em clima festivo e de integração, a comunidade escolar do Colégio Estadual Ruben Dário, no bairro de San Martin, em Salvador, recebeu estudantes de outras sete unidades escolares da rede, nesta quarta-feira (14), quando aconteceram a segunda etapa do Intercolegial de Fanfarras e o 1º Encontro de Bandas e Fanfarras do Mais Educação do Ruben Dario. Além de desfilarem pelo entorno da escola, as bandas de fanfarras aproveitaram a oportunidade para realizar um ensaio geral para o Desfile Cívico do 2 de Julho.  

As fanfarras da rede estadual desempenham um papel que vai além dos desfiles cívicos e campeonatos, funcionando como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo estudantil. Trata-se, sobretudo, de uma oportunidade de trabalhar a disciplina dos estudantes e a educação artística-cultural, estabelecendo-se uma relação direta da escola com as comunidades do entorno. Dentro desta concepção pedagógica que concorreram à segunda etapa do Intercolegial de Fanfarras as bandas dos colégios estaduais Raul Sá, Carlos Alberto Cerqueira e João Batista Caribé. O resultado do grupo vencedor não é anunciado durante o evento para cultivar o clima de competição saudável e participativa, conforme os organizadores.

O estudante Erick Dias, 16 anos, 2º ano do Colégio Estadual Ruben Dário, falou sobre a importância do evento e do seu gosto pelas fanfarras. “Embora só tenha dois meses nesta banda, já tenho quatro anos de fanfarra porque já participava no Colégio Dom Pedro, onde estudei anteriormente. Posso dizer que é uma experiência incrível porque, além do contato com a música, me ajudou a melhorar o meu rendimento escolar e meu comportamento. Sinto que, hoje, sou mais comprometido com a escola e preocupado com a minha formação”, relatou o aluno, que toca cornetão na fanfarra do Ruben Dário.

O trompetista da Fanfarra Navarro de Brito, o estudante Paulo Santana, 16, 2º ano, contou que participa da banda da sua escola há três anos e, nesse tempo, tem sido um importante aprendizado no sentido de ganhar experiência no instrumento musical que toca. “Além disso, me divirto muito e tenho melhorado cada vez mais nos estudos, até porque um dos critérios para participar da fanfarra é ser um bom aluno, em notas e comportamento”. O presidente do Grêmio Estudantil do Ruben Dário, Rafael de Jesus Jr., 17 anos, 3º ano, testemunhou a opinião do colega. “Temos diversos exemplos de colegas que passaram a valorizar mais os estudos, a se aproximarem mais do dia a dia da escola depois que se tornaram membros da fanfarra que tem sido, sobretudo, um canal importante de descobertas de talentos musicais”.

O diretor do Colégio Ruben Dário, Antônio Pimenta, destacou a importância da integração dos estudantes, das famílias e da comunidade local em torno do encontro de fanfarras. “Dentro da proposta pedagógica de revitalização das fanfarras dos colégios da rede estadual, da qual estamos à frente ao longo dos últimos quatro anos, junto a outros diretores escolares, observamos que os estudantes melhoraram o rendimento escolar e seu comportamento em sala de aula. Por isso, estamos muito felizes com o trabalho e hoje é um dia especial de integração, mostrando que a arte e o esporte são ferramentas importantes para o enfrentamento das problemáticas sociais, bem como para socializar a cultura de paz”.

A representante do Intercolegial de Bandas e Fanfarra e professora do Colégio Estadual Navarro de Brito, Zélia Rocha, reforçou a importância de eventos interativos a partir da cultura e arte. “Trata-se de um intercâmbio cultural interessante, porque os estudantes passam a conhecer a realidade de cada um e aprendem mais sobre cidadania, disciplina e cooperação”. Marcaram presença também, como convidados, as fanfarras das unidades escolares Navarro de Brito, 2 de Julho, Visconde de Mauá, Bento Gonçalves, Dom Avelar, Natália Vinhaz e Assis Chateaubriand.

Fotos: Claudionor Junior

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑