Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Imóvel no Pelourinho amplia preservação do acervo de Jorge e Zélia

No Pelourinho, a Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA) e o Espaço Zélia Gattai preservam o acervo do casal de escritores, que permaneceu unido por mais de 50 anos. A fundação foi inaugurada em 1987. Já o Espaço Zélia Gattai surgiu em 2016, em homenagem ao centenário da escritora, após a Casa 47 ser disponibilizada à FCJA pelo Governo do Estado. 

Localizada na Rua Alfredo de Brito, a Casa 47 é um casarão do século XIX, com 540 metros quadrados. "Como a casa fica junto do casarão azul, no Pelourinho, a gente tinha esse sonho. E como veio numa época que a gente estava comemorando o centenário de Zélia, a gente denominou Espaço Zélia Gattai”, explica a diretora executiva da FCJA, Angela Fraga de Sá.

Além de funcionar como espaço para exposições e pesquisa, a Casa 47 proporciona um ambiente seguro para a guarda e correta manutenção dos 300 mil itens do acervo dos escritores. "Zélia e Jorge continuam juntos no principal cenário da obra dele", destaca o gerente administrativo da FCJA, Ticiano Martins. 

Como parte do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), também promoveu a pintura externa da Fundação Casa de Jorge Amado. A FCJA e o Espaço Zélia Gattai são apresentados em vídeo da série ‘Pelas Ruas’, produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom). 

Fonte Secom

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑