Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 14 de julho de 2017

Artigo: Comemorações brilhantes

“Quando o tempo volta e surpreende o espírito trabalhando em sol maior...” ( P. Ezel, 2017 )

Ando pensando na nossa percepção do tempo que passa, mas os entendidos afirmam que o tempo não existe. Não sei, não. Para mim, o tempo até volta – pelo menos na minha memória.

Foi o que aconteceu, aqui em Botucatu-SP, quando o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina – UNESP esteve em festa pelos seus 50 anos de atividade ininterrupta. Como sou testemunha desde antes do momento zero deste HC, posso dizer que senti o tempo voltar. Foi muito bom e quero dividir esta sensação com o leitor.

Quem vivenciou o inicio de uma estrutura de ensino universitário quando se tinha apenas o prédio nu construído para ser um futuro hospital no Distrito de Rubião Júnior ( município de Botucatu-SP ) sabe do que estou recordando. Meus ilustres colegas médicos da turma pioneira e outros das turmas subsequentes poderão, igualmente, confirmar: toda pujança atual do HC partiu do zero, em 1967.

Se a Faculdade de Medicina de Botucatu ( FCMBB ) existia desde 1963, o seu Hospital de Clínicas foi inaugurado somente quatro anos depois. Hoje, só para dar uma rápida ideia ao leitor, é Centro de Excelência em transplantes renais ( 1° do interior do estado de S.Paulo ), em transplantes hepáticos e transplantes autólogos de medula óssea. Iniciará transplantes cardíacos e pancreáticos proximamente. Este Hospital Universitário ligado à Secretaria de Saúde do Estado de S. Paulo possui Unidade de AVC, UTIs diferenciadas e um excelente Centro de Diagnóstico por Imagem, com tomografia de última geração, medicina nuclear, radiologia, ultrassom e unidade Pet-Scan a ser proximamente inaugurada.

Atende em nível terciário 130 municípios da região e parte dos estados vizinhos, realizando, em 2016, 40 mil sessões de hemodiálise, 600 mil consultas ambulatoriais, 15 mil cirurgias, 2300 partos, 30 mil internações, 60 mil procedimentos oncológicos, 2 milhões de exames laboratoriais, 145 mil exames de imagem. Possui Pronto Socorro adulto ( 110 mil atendimentos/ano ) e outro Infantil ( 50 mil/ano ); dois outros hospitais de retaguarda ( H. Geral e o H. de Atenção e Referência em Álcool e Drogas )e 4 Casas de Apoio-FAMESP ( 44 leitos ). Totalizou recentemente um milhão de atendimentos.

Foi com a sensação de estar dentro de um tunel do tempo – como sugere a foto de autoria de Igor Medeiros – é que, convidado, traduzi em sons ao piano as notas de júbilo a todos os presentes na Sessão Solene que comemoraram o cinquentenário do HC, com as presenças do primeiro paciente atendido em 1967, do primeiro nascido no HC, do atual  Magnífico Reitor da UNESP, Professor Dr. Sandro Roberto Valentini e demais autoridades.  Uma festa sonora para o coração abrilhantada pelos geniais Tchaikovsky

( Tema da 5ª.Sinfonia ) e De Curtis ( Torna Sorriento).
Meu pensamento voou no tempo ...  E o coração aguentou!

Francisco Habermann é docente aposentado da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e ex-aluno da 1ª. turma de médicos da Faculdade. Contato:  fhaber@uol.com.br

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑