Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 25 de julho de 2017

Clínica vai oferecer consultas e exames de espermograma a homens

Clínica vai oferecer consultas e exames de espermograma a homens com problemas para ter filhos.
Cem casais serão atendidos nos dias 10 e 11 de agosto para consulta e orientação. O atendimento deve ser agendado previamente pelo telefone (71) 3012-3010.


Embora ainda seja considerada um tabu,  a infertilidade masculina está associada à qualidade e quantidade dos espermatozoides, não tem nenhuma associação com a virilidade nem com a libido do homem. Vários fatores podem afetar a fertilidade do masculina e comprometer o desejo de ser pai. A varicocele é um dos principais.


         Apesar da infertilidade masculina ainda ser considerada um tabu, a sociedade tem mudado e, atualmente, já é mais comum que alguns homens encarem com naturalidade e abertura a necessidade de um tratamento de reprodução assistida para ter filhos. Em homenagem ao Dia dos Pais, a Insemina, clínica especializada em reprodução assistida, vai promover nos próximos dias 10 e 11 de agosto, das 8h às 12h e das 13h às 17h, atendimento gratuito a homens com dificuldade para ter filhos. Além de consulta com especialista em reprodução humana e orientações sobre saúde reprodutiva, os pacientes atendidos poderão agendar gratuitamente também o espermograma, exame de análise laboratorial do sêmen, indispensável para avaliar a capacidade reprodutiva do homem. Na ocasião, vão ser atendidos até 100 casais com problemas para engravidar. "É fundamental que o homem compareça acompanhado da sua parceira e que ambos levem seus exames mais recentes", orienta o médico Joaquim Lopes, especialista em Reprodução Humana e diretor da Insemina. O atendimento, dentro do limite de vagas, será realizado na sede da clínica, no Comércio (Rua Miguel Calmon, nº 40, Edifício Conde dos Arcos, salas 102 e 103), em Salvador, e deve ser agendado previamente pelo telefone (71) 3012-3010.

         "A infertilidade masculina está associada à qualidade e quantidade dos espermatozoides, não tem nenhuma associação com a virilidade e com a libido masculina. Quanto mais a população tomar consciência disso, haverá menos preconceito e estigma por parte do homem sobre a sua própria condição infértil ", esclarece o especialista.

         De acordo com Joaquim Lopes, "se até pouco tempo a responsabilidade em gerar uma criança era atribuída exclusivamente à mulher, hoje já se sabe que cerca de 40% dos casos de infertilidade de um casal são atribuídos à mulher, 40 % aos homens e em 20% dos casos o problema está presente em ambos os parceiros ou tem causas indefinidas".

                A infertilidade conjugal é caracterizada como a situação em que um casal, após um ano de tentativa, tendo vida sexual ativa e sem usar medidas anticoncepcionais, não consegue obter uma gravidez. O objetivo da ação, promovida pela Insemina, é ajudar casais inférteis que não têm acesso aos especialistas em reprodução humana, orientando sobre medidas que podem aumentar as chances de uma gravidez natural, uma vez nem todos os casais que enfrentam problemas de infertilidade necessitam recorrer a uma técnica de reprodução assistida para ter um filho. Estima-se que apenas um terço dos casais necessita técnicas mais complexas para realizar o sonho de ter um bebê.

      Infertilidade masculina

         Segundo Joaquim Lopes, a varicocele, doença caracterizada por varizes na bolsa escrotal, é uma das causas mais comuns da infertilidade no homem e consiste na dilatação anormal das veias que drenam o sangue na região dos testículos. Além da doença, muitos outros fatores podem comprometer a fertilidade masculina. A baixa produção de espermatozoides pelos testículos, causada por alterações hormonais, e a qualidade do sêmen são alguns dos fatores que influenciam a capacidade reprodutiva do homem. Há também causas genéticas em pacientes que não têm espermatozoides (azoospermia) ou que apresentam uma concentração inferior a quinze milhões de espermatozoides por mililitro de sêmen (oligozoospermia severa). As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), o uso de cigarro e o consumo de álcool e anabolizantes também podem comprometer a fertilidade.

      A varicocele acomete, principalmente, jovens a partir dos 15 anos e compromete o fluxo venoso, causando o acúmulo de substâncias nocivas no órgão e o aumento da temperatura local, o que pode acarretar diminuição na produção e na qualidade dos espermatozoides. Consequentemente, a capacidade do espermatozoide fertilizar o óvulo fica comprometida. Podem acontecer dores e inchaços na região, mas em grande parte dos casos a doença é assintomática, não afeta a vida sexual, e, muitas vezes, só é descoberta quando o paciente não consegue engravidar sua parceira. Muitos casos de infertilidade associados à varicocele só conseguem ser resolvidos pela fertilização “in vitro”, injetando-se o espermatozoide no interior do óvulo. Nos casos que têm indicação cirúrgica, a cirurgia consiste na ligadura das veias varicosas. O procedimento tem por objetivo normalizar a circulação e fazer com que o órgão volte a produzir espermatozoides com qualidade. Três, seis e até nove meses após a correção cirúrgica são realizados exames de controle para avaliar os novos espermatozoides.      
Sobre a Insemina
Fundada em 2015, a Insemina Centro de Reprodução Humana é uma clínica especializada em reprodução assistida, que disponibiliza atendimento mais acessível e adequado à realidade da região. A clínica conta com uma equipe médica experiente e altamente qualificada. Além dos tratamentos especializados de reprodução assistida, várias técnicas, exames e procedimentos como histeroscopia, diagnóstico pré-implantacional (PGD), preservação da fertilidade (congelamento), realização de exames de espermograma, dosagem de hormônio antiMulleriano e outros são realizados, graças a parceria da Insemina com clínicas de referência na Bahia e no Brasil.

Em Salvador, a clínica atua em parceria com o Cenafert (Centro de Medicina Reprodutiva), onde os procedimentos de Reprodução Assistida, como Fertilização In Vitro (FIV) e Inseminação Intrauterina, são realizados contando com as técnicas mais atuais e seguras e equipamentos de última geração.

Localizada no Comércio, a Insemina conta com consultórios e sala de ultrassom e funciona na Rua Miguel Calmon, nº 40, Edifício Conde dos Arcos, salas 102 e 103. Telefone (71) 3012-3010.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑