Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 30 de setembro de 2017

Maternidade de Referência realiza ação humanizada de prevenção ao suicídio


Nos últimos dois meses, nove pacientes da unidade relataram pensamentos do tipo

O Serviço de Psicologia da Maternidade Prof. José Maria de Magalhães Netto, administrada pelo Instituto Hygia, capacitou seus profissionais para identificar e conduzir uma situação de risco, em pacientes com quadros suicidas. Nos últimos dois meses, nove pacientes da unidade relataram pensamentos do tipo, sendo que destas, quatro tentaram, de fato, tirar a própria vida. Além disso, um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que mais de 20 mil brasileiras entre 6 e 18 meses após o parto, apresentam sintomas da depressão.

A psicóloga sênior da unidade, Marianna Medrado, destacou que o trabalho assistencial humano e o acompanhamento psicológico com intervenções qualificadas geram resultado eficiente para prevenir casos mais graves em pacientes com diagnóstico de depressão ou psicose puerperal.

“Debater este tema é de extrema importância para toda a equipe assistencial, pois entendemos que todos lidam com paciente em estado de fragilidade emocional. E uma condução assertiva faz toda a diferença no tratamento e apoio a essa paciente e aos familiares”, explica Marianna.

Setembro Amarelo- A campanha do Ministério da Saúde, “Setembro Amarelo”, ocorre desde 2015, com objetivo de prevenir o suicídio e alertar a população sobre a realidade no Brasil e as formas de evitar.
Diversas unidades de saúde, órgãos públicos e Organizações Não-Governamentais (ONGs) aderiram à iniciativa por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela. Em Salvador, o Elevador Lacerda e o Forte São Marcelo – dois grandes cartões postais da cidade – foram iluminados em referência à campanha.

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑