Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 8 de outubro de 2017

Exercício simulado é realizado com sucesso no Polo de Camaçari


Mais de 18 mil trabalhadores diretos e contratados de cerca de 60 empresas que operam no Complexo Industrial  participaram na manhã de hoje de exercício simulado geral que avaliou os procedimentos de segurança do Polo Industrial de Camaçari. 

Realizou-se na manhã de hoje (04/10) um exercício simulado no Polo industrial de Camaçari, com envolvimento dos cerca de 18 mil trabalhadores das 60 empresas que operam no Complexo Industrial. Coordenado pelo Cofic – Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, através de sua Comissão de Segurança Industrial (Cosima), e EDN Unigel, localizada no Complexo Básico, o treinamento teve o objetivo de avaliar os procedimentos coletivos de segurança do Complexo Industrial, especialmente no que tange ao acionamento e utilização dos recursos técnicos disponíveis do Plano de Auxílio Mútuo – PAM e do Plano de Atendimento Médico Emergência - PAME, para controle de situações de emergência.

O simulado teve um saldo “extremamente positivo”, no entender do superintendente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Cofic, Aurinézio Calheira. Ele destacou o trabalho coordenado de todas as equipes envolvidas. Assinalou a boa participação do GRAER no salvamento de “vitimas” (uma delas conduzida para o Hospital do Subúrbio em apenas dez minutos) e da Polícia Militar, que, juntamente com a Defesa Civil de Camaçari e o Sistema de Trânsito do município (STT), ficou responsável pelo bloqueio das vias. Outro destaque do treinamento, segundo ele, foi a participação da EDN Unigel (onde ocorreu o suposto “acidente”), que exerceu “uma excelente coordenação, participando do Plano de Auxílio Mútuo, através de suas brigadas”.

O simulado teve início na EDN Unigel, com a simulação de um vazamento de substância química (benzeno). Neste momento, foram acionados os alarmes de segurança, sendo que as primeiras ações para controle da emergência foram coordenadas pela própria EDN que, em seguida, acionou, através do sistema de rádio, o Plano de Auxílio Mútuo do Polo (PAM), solicitando ajuda das demais empresas do Complexo Industrial.

Por se tratar de uma “emergência” de grande porte, a EDN Unigel procedeu a evasão de todos os seus empregados para pontos de encontro seguros, recomendando às demais empresas do Polo que adotassem o mesmo procedimento. Cerca de 18 mil pessoas, entre empregados diretos e contratados, foram orientadas por profissionais de segurança e coordenadores de evasão, deslocando-se a pé para pontos de apanha distribuídos em vários locais do Complexo Industrial, onde permaneceram até o final da emergência.



BLOQUEIO DE VIAS

Para garantir a segurança das pessoas envolvidas no exercício simulado e facilitar o deslocamento das viaturas de combate a incêndio e ambulâncias, as vias de acesso ao Polo (Axial, Parafuso, Canal de Tráfego, Ligação, Perimetral e Frontal) foram bloqueadas até o final do simulado, em torno de 11h30min.

O treinamento envolveu mais de 150 técnicos, brigadistas e profissionais da área médica, 30 viaturas de combate a incêndio, 20 ambulâncias. Contou ainda com o apoio da Polícia Militar (12º Batalhão, 36ª Companhia de Polícia e Companhia Independente de Policiamento Especializado - CIPE), Polícia Rodoviária Estadual, Samu, Sistema de controle de Trânsito de Camaçari, Corpo de Bombeiros, representes do Conselho Comunitário de Camaçari e Dias d´Ávila e do Nudec – Núcleo de Defesa Comunitária,  Defesa Civil dos dois municípios, dentre outros envolvidos. O Nudec foi criado pelo Cofic com o propósito de facilitar a comunicação entre o Polo e as comunidades vizinhas em situações de emergência.

Este foi o 21º exercício simulado de evasão geral das empresas do Polo e o 15º realizado sem aviso prévio. Ao longo do ano, treinamentos similares são realizados individualmente pelas empresas ou grupo de empresas vizinhas, com o mesmo propósito de avaliar o funcionamento dos sistemas de segurança e o nível de entrosamento das equipes técnicas.

O Polo de Camaçari investe, em média, R$ 200 milhões anualmente em programas de segurança industrial, saúde ocupacional e proteção ambiental, incluindo aquisição de viaturas de combate a incêndio, ambulâncias, treinamento de pessoal, monitoramento ambiental, Equipamentos de Proteção Individual, melhoria nos serviços de atendimento médico de emergência, dentre outros itens. A prevenção de acidentes é uma das prioridades do Complexo Industrial, que estimula a atuação integrada das áreas de segurança, saúde e meio ambiente para o controle de emergências.


0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑