Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 4 de março de 2018

Hospital realiza procedimento, pioneiro na Bahia, para prevenção de Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Pela primeira vez, na Bahia, foi realizado o implante de um dispositivo que é uma alternativa para pacientes com arritmia, que não respondem bem ou não podem utilizar anticoagulantes por tempo prolongado. A intervenção cardíaca, realizada de forma pioneira, foi feita no
Hospital São Rafael (HSR), com apoio do cardiologista intervencionista venezuelano, Luis Cressa, formado na Espanha, que tem, atualmente, uma das maiores experiências com a nova técnica em todo o mundo. 

Realizado no dia 10 de janeiro, o procedimento chamado “Fechamento (Oclusão) Percutâneo do Apêndice Atrial Esquerdo” - estrutura anatômica cardíaca antigamente chamada de ‘auriculeta’, permite o tratamento de pacientes com Fibrilação Atrial (arritmia), que não podem utilizar anticoagulantes para a prevenção de Acidente Vascular Cerebral, classicamente associado a essa arritmia. É um procedimento no qual um cateter ganha acesso ao coração do paciente através de uma punção venosa, feita na veia da perna.

De acordo com o médico cardiologista intervencionista do HSR, Carlos Vinícius Espirito Santo, durante o procedimento é implantada uma prótese chamada Watchman dentro da auriculeta, a qual fixa-se à parede desta estrutura cardíaca, impedindo a formação e a saída dos trombos. “O dispositivo tem a aparência de um paraquedas e apresenta uma estrutura física que possibilita a sua incorporação ao coração para o resto da vida, sem necessidade de retirada futura”, detalha o especialista, que realizou o procedimento, juntamente com o também cardiologista intervencionista do Hospital, Cristiano Guedes. 



Pioneirismo 

O implante do Watchman foi o primeiro a ser realizado no estado e o terceiro no Norte e Nordeste, sendo bastante utilizado na Europa e Estados Unidos. Há modelos de prótese que podem ser utilizadas com o mesmo objetivo, embora este, segundo o especialista, seja o que apresenta maior número de estudos científicos com comparação direta com medicamentos anticoagulantes. O paciente submetido ao implante no HSR passa bem e está em plena recuperação. 


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑