Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 28 de março de 2022

Operação Sorriso realiza missão em Marrocos composta somente por voluntárias mulheres


 O programa cirúrgico internacional reuniu 114 voluntárias, sendo quatro brasileiras, e realizou 70 cirurgias


A Operação Sorriso realizou, entre os dias 5 e 12 de março, a segunda missão internacional composta somente por mulheres. A ação, que aconteceu no Marrocos, na cidade de Marrakech, teve a participação de 114 voluntárias, sendo quatro brasileiras, e realizou 70 cirurgias para a correção de fissuras labiopalatinas.


Segundo a sede da Operação Sorriso no Marrocos, o objetivo de realizar um programa cirúrgico internacional somente com voluntárias é “destacar as mulheres no setor da saúde e a força que elas trazem”. As mulheres compõem cerca de 60% de toda a base de voluntariado da Operação Sorriso ao redor do mundo.


Entre as brasileiras voluntárias estava a cirurgiã plástica Mariana Alessi, em sua primeira missão internacional, que destacou a força feminina na ação. “Em um país onde acreditava que encontraria exclusão, pude ver muitas jovens mulheres destacando-se na área da saúde, com respeito e muita dedicação. Estar entre mulheres assim me mostra o quanto somos capazes, enfrentando todo e qualquer preconceito ou desigualdade”.


A pediatra Giselle Lopes, única que trabalhou nas duas ações, ressaltou o crescimento pessoal e profissional. “Para mim este é sempre um momento de crescimento. Acredito que as trocas culturais com os pacientes e médicos no local sempre são incríveis e nos motivam no voluntariado”.


Ela ainda destacou sobre o aprendizado que a missão proporciona. “Nós aprendemos a respeitar mais o próximo e as pessoas que trabalham diferente de nós. Por exemplo, dentro do Brasil a gente trabalha de uma forma e fora do país de outra. Por isso, acho que toda a missão, além de ajudar as pessoas, é ambém sobre o crescimento pessoal e profissional".


Alessi conta que a ação é um local para conhecer novas culturas. “A missão significou para mim uma grande oportunidade de troca de experiências com pessoas do mundo todo, chance de conhecer uma estrutura de saúde diferente, buscar melhorias em nossos centros de tratamento, desenvolver habilidades cirúrgicas aprendendo com outras cirurgiãs e também ensinando novas gerações”.


Giselle enalteceu a presença de Alessi e das outras duas voluntárias brasileiras que estiveram no programa – a anestesista Alexandra Neuba e a pediatra Flávia Gibara. “Em março de 2020, quando aconteceu a primeira missão realizada somente por mulheres, me senti um pouco pressionada por ser a única representante da América Latina. Porém, mesmo depois de desenvolver um bom trabalho e ajudar muitas pessoas, desta vez foi diferente pelo fato de que eu estava ao lado das médicas brasileiras que eu mais admiro. É incrível representar as mulheres e influenciar a nova geração que está vindo por aí”.


Voluntária desde 2015, ela disse que o amor pela Operação Sorriso aconteceu à primeira vista. “Eu sempre digo que ser voluntária desta ONG me transformou na médica que eu sou hoje. A faculdade me ensinou a técnica e o conhecimento, a Operação Sorriso me ensinou a ser humana” enfatiza Giselle.


Durante os dias que estiveram em Marrakech, as voluntárias fizeram treinamentos, triagem de pacientes, conferência e definição das cirurgias e acompanharam diversos pacientes em pós-operatório.


Além do programa cirúrgico, a Operação Sorriso Internacional lançou um novo perfil nas redes sociais dedicado às mulheres. O @operationsmilewomen tem como objetivo trazer conteúdos sobre a atuação das mulheres na área da saúde e promover mentorias e treinamentos para estimular o desenvolvimento dessas profissionais.



Sobre a Operação Sorriso


É uma das maiores organizações médicas voluntárias do mundo e atua por meio da realização de programas cirúrgicos, nos quais são atendidos crianças e adultos com fissuras labiopalatinas. Os pacientes passam por consultas com diversos especialistas e são operados gratuitamente seguindo rígidos padrões globais de atendimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Operação Sorriso já realizou 81 programas cirúrgicos no Brasil desde 1997, operando gratuitamente 5.783 pessoas.


Como contribuir


O trabalho da ONG é 100% financiado por doações de empresas e de pessoas físicas. Caso queira contribuir individualmente, basta acessar o site da Operação Sorriso e fazer a sua doação única ou recorrente (as doações podem ser feitas via transferência bancária, Pix, cartão de crédito e PayPal). Se a sua empresa tiver interesse em se tornar uma parceira do projeto, entre em contato pelo e-mail contato@operationsmile.org

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑