Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 3 de dezembro de 2022

Avós entram em cena nas férias escolares


 Idosos que ficam com os netos nas férias podem incluir as crianças em exercícios diários


Já está sentindo o cheirinho de férias no ar? Não?! Pois a criançada, sim. Nesse período de recesso escolar, é muito comum que as crianças fiquem com os familiares enquanto os responsáveis trabalham. É aí que entra a ajuda de muitos avós na criação dos pequenos. 


Uma pesquisa feita na Alemanha mostra que idosos que ajudam a criar os netos vivem mais. Porém, se preparar para passar mais tempo com as crianças e encontrar disposição para entretê-las durante todo o dia pode ser um desafio. 


O profissional de educação física e influenciador, Aurélio Alfieri, que possui um canal no YouTube com mais de 1,4 milhão de inscritos para ajudar idosos a desenvolverem condicionamento físico em casa, diz que a disposição está diretamente relacionada à força e à resistência muscular. Por isso, é muito comum que pessoas sedentárias pensem que não são capazes de realizar atividades físicas, já que se cansam mais facilmente.


Assim, uma dica que Aurélio dá para os avós de plantão é fazer exercícios que estimulem força e resistência. “Levantar e sentar na cadeira, por exemplo, é um ótimo exercício para fortalecer as pernas, que são os nossos motores fundamentais para andar, subir escadas, correr atrás da criançada.” 


O profissional reforça que o maior vilão da disposição é o sedentarismo. Mas, como praticar exercícios e cuidar das crianças ao mesmo tempo? O indicado é que os idosos incluam as crianças nas atividades do dia a dia. 


Exercícios para todas as idades


Tirar as crianças da tela - seja do computador, do celular ou da TV - pode ser difícil, mas é fundamental para a saúde mental e física. Por isso, investir em atividades lúdicas é uma boa proposta. Sair de casa pode ajudar a mudar o foco das crianças, além de ser ótimo para a saúde dos idosos também.


Então, Aurélio sugere que os avós substituam as caminhadas por passeios ao ar livre pois, na rua, a criança se obriga a olhar para o horizonte, para os pássaros, para as casas… a reparar em detalhes que não costuma ver. Sem falar que é uma boa oportunidade para conversar e se conectar com os netos. 


Além disso, ele explica que o simples fato de andar melhora a circulação, a força, a disposição e, ainda, diminui o tempo em que crianças e idosos passam sentados ou deitados, pois “quanto mais tempo a gente fica sentado e deitado, mais fraco, mais flácido e mais doente a gente fica. E quanto mais tempo em pé se movimentando, mais saúde a gente tem”. 


Para quem não gosta de exercícios


Aurélio diz que criar um hábito ajuda nesse aspecto e que a maioria das pessoas prefere fazer exercícios pela manhã por ter menos distrações. Já o tempo da atividade física pode variar e se encaixar na rotina de cada um, mas o recomendado é tentar fazer, pelo menos, 15 minutos por dia. 


Ele também comenta que a melhor atividade física é aquela que é executada. Seja uma dança, uma caminhada, subir escadas ou até mesmo seguir vídeos do YouTube, como os do canal dele, são alternativas válidas. O mais importante, reforça o profissional de educação física, é encontrar uma atividade que dê prazer. 


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑