Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Como viajar em segurança com o idoso no fim de ano?


 (Foto: AdobeStock)

Viajar ou aproveitar as festas de fim de ano com idosos é sempre uma oportunidade para fortalecer laços emocionais e estimular a sociabilidade, além de incentivar a criação de memórias afetivas. No entanto, Daniela Matos, enfermeira e coordenadora da Ammo Enfermagem, ressalta a necessidade de se atentar a alguns cuidados especiais com pessoas mais velhas ao sair de casa. 


Nem todos os idosos possuem disposição para viajar. Há aqueles com mais energia, sempre disponível para aproveitar novos destinos, mas também existem os que preferem o conforto do lar, optando por programas que não exigem muito esforço. Nos dois casos, é recomendável adotar uma série de cuidados para prevenir eventuais incidentes e contratempos.


Com o surgimento de novas ondas da Covid-19, é importante que o idoso esteja protegido da contaminação pelo vírus nas viagens e não se esquecer do deslocamento, atentando-se às necessidades de repouso de uma pessoa mais velha, como em voos com muitas conexões ou esperas longas demais em aeroportos e da preferência por locais de fácil acessibilidade.


Em muitos casos, familiares optam pelo conforto e segurança de um cuidador ao viajar com uma pessoa mais velha, pois deve se pensar não apenas no deslocamento, mas na imprescindibilidade de cuidados com a saúde, principalmente entre aqueles que já possuem algum histórico de comorbidade. “O organismo dos idosos são mais sensíveis e a capacidade de responder às mudanças de temperatura é menor, por isso eles precisam se manter hidratados e bem alimentados”, destaca Daniela Matos.


De acordo com o estudo “Quedas entre idosos brasileiros residentes em áreas urbanas: ELSI-Brasil”, 25,1% dos idosos já sofreram uma queda. Ao se deslocar a pé para espaços não habituais, o suporte de um cuidador pode evitar quedas com risco de levar a fraturas, uma vez que os ossos e músculos dessas pessoas são mais frágeis. Um levantamento, entre os anos de 2021 e 2022, feito na Ammo Enfermagem, revela que os responsáveis por idosos buscam profissionais com qualificação para garantir assistência integral visando melhor qualidade de vida dos parentes com idade avançada.


Outro fator que deve ser considerado é o fato de que a maioria dos idosos têm medicamentos de uso contínuo que não podem ser negligenciados. Então, se a família pretende viajar sem o idoso é importante garantir que a medicação seja administrada corretamente, de acordo com a prescrição médica, por alguém responsável que permanecerá em casa com o ente, conclui Daniela Matos.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑