Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Harmonização facial: entenda a nova tendência



Renata Faleiros de Freitas, professora de Biomedicina da UNIFRAN, detalha como é realizado o procedimento, quanto tempo dura, principais cuidados e alertas


Em função da grande influência tecnológica juntamente com as mídias sociais, a busca por padrões de beleza, pela perfeição e simetria vem crescendo cada vez mais e a famosa harmonização facial não ficou de fora daqueles que adora mudar e seguir a onda.  


De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, entre 2014 e 2019, o número de procedimentos de harmonização facial subiu de 72 mil para 256 mil ao ano.  


Renata Faleiros de Freitas, professora de Biomedicina da Universidade de Franca – UNIFRAN, instituição pertencente ao grupo Cruzeiro do Sul Educacional, explica que o procedimento de harmonização facial pode ser realizado em diversas áreas, dependendo dos objetivos do paciente. “O objetivo é deixar o rosto mais harmônico, repondo o volume da face, melhorando contornos e corrigindo sulcos, rugas e cicatrizes.”  


“Os procedimentos de harmonização facial podem ser aplicados por cirurgião plástico, dermatologistas, dentistas, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, biólogos com especialização Lato Sensu nessa área, reconhecido pelo MEC e registro no conselho pertinente”, esclarece a docente.  


Para a aplicação da toxina botulínica, de modo geral, não são recomendados intervalos menores que três meses entre aplicações. A duração do efeito é aproximadamente três a quatro meses na maioria dos pacientes, mas já há relatos do efeito de até seis meses em algumas pessoas.  


Riscos e cuidados antes, durante e após o procedimento  


Apesar da harmonização facial ser considerada um procedimento seguro, quando não é realizado por um profissional capacitado, o procedimento pode estar associado com alguns riscos.  


Freitas, professora de Biomedicina da Universidade de Franca, elencou os possíveis riscos em cada procedimento, confira:  


Botox: reação alérgica a qualquer um dos componentes, infecção local pré-existente, expectativas irreais (pele preparada x músculos), febre, uso de anti-hipertensivos, doença autoimune, uso de antibiótico, intolerância à lactose (depende da indústria).  


Preenchimento: infecções; edema local; formação de pequenos nódulos que podem surgir por acúmulo de substâncias ou mesmo preenchimento indevido; complicações vasculares quando injetado substâncias nos vasos, podendo causar necrose dos tecidos; cegueira; gestantes, entre outros.  


Orientações no pós-operatório:  


Não abaixar a cabeça por pelo menos 4h, em postura ereta;  

ão manipular ou massagear a área tratada e repouso por 4h;  

Não utilizar anti-inflamatório (exceto se tiver prescrição médica);  

Não se expor ao sol;  

Tentar dormir de barriga para cima;  

Não ficar contraindo o rosto;  

Não realizar procedimentos estéticos por 21 dias pelo menos.  

Em relação ao valor da harmonização facial, a docente de biomedicina explica que possui uma variação decorrente aos procedimentos e regiões faciais a serem realizados, podendo variar de R$ 1.500,00 e R$ 10.000,00.  


Benefícios do procedimento  


Autoestima;  

Assimetrias faciais;  

Melhora a mordida e a mastigação;  

Melhora da dicção;  

Qualidade do sono;  

Redução da dor de cabeça e bruxismo;  

Contornos faciais equilibrados;  

Redução das linhas de expressão;  

Elevação das sobrancelhas;  

Afina a face e deixá-la mais longa.  

Por fim, Renata Faleiros de Freitas, professora de Biomedicina da UNIFRAN, destaca que é possível realizar a reversão nos procedimentos de harmonização facial. Porém, oferece riscos ao paciente e deverá ser realizado por um profissional capacitado e em local adequado. “Por exemplo no caso de reverter os preenchedores de ácido hialurônico, deve-se aplicar a enzima de hialuronidase para degradação das moléculas do ácido hialurônico.”  


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑