Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Expo Carnaval Brasil agita Salvador a partir desta sexta (24)


 Segunda edição da Expo Carnaval Brasil agita Salvador a partir desta sexta (24)


A capital baiana é novamente palco da Expo Carnaval Brazil, que chega à segunda edição em 2023 e será realizada a partir desta sexta-feira (24) até o domingo (26), no Centro de Convenções Salvador (CCS), na Boca do Rio. Será um encontro da cultura brasileira, com oportunidades de negócios para empreendedores locais e internacionais e, ao mesmo tempo, um espaço para a discussão de questões importantes relacionadas ao Carnaval, cultura, arte e turismo.


Desta vez, um encontro inédito ocorrerá no domingo (26), no Pelourinho, antecipando a folia, com uma oportunidade única de apreciar diversas manifestações carnavalescas do país em um só lugar. Pelas ruas do Centro Histórico irão desfilar os Bonecos de Olinda (Pernambuco); o Boi Caprichoso de Parintins (interior do Amazonas); representantes das escolas de samba vencedoras do desfile de 2023, Mocidade Alegre (São Paulo) e Imperatriz Leopoldinense (Rio de Janeiro); o Grupo Flor do Campo (Cuiabá); a Orquestra de Frevo (Recife-Pernambuco); os blocos baianos Malê Debalê, Filhos de Gandhy e Cortejo Afro, assim como atrações-surpresa.


Antes, na sexta (24) e sábado (25), os principais nomes ligados ao universo do Carnaval do país irão conversar e debater sobre diversos temas no palco do Carnaval Academy, no CCS. No local serão realizados painéis, palestras, apresentação de propostas e de novidades para o setor e manifestações culturais dos principais carnavais do país. Os ingressos para visitar a feira e para assistir aos painéis de debates do Carnaval Academy são gratuitos, porém limitados, e podem ser adquiridos no site: www.reserva.expocarnavalbrazil.com.br.


Fomentar a economia – A Expo Carnaval Brazil 2023 terá experiências imersivas na folia de diferentes cidades, tanto por meio das exposições das cidades de maior relevância no Carnaval, que ocorrerão no pavilhão principal do Centro de Convenções Salvador, como por meio das manifestações culturais que ocorrerão no palco principal do evento e também no Pelourinho. A feira visa também fomentar discussões sobre a importância da folia como um impulsionador da economia e gerador de emprego e renda para a população.


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) e a Prefeitura de Salvador estimam que mais de R$2 bilhões tenham sido injetados na economia de Salvador no Carnaval deste ano e que mais de 50 mil empregos diretos e indiretos tenham sido gerados no período.


“O Carnaval é a maior manifestação cultural do Brasil. Como evento, é o maior do país e gera, só no setor de bens e serviços, mais de R$ 8 bilhões na economia brasileira, segundo a Confederação Nacional de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É a maior manifestação popular do planeta. É o nosso mais importante instrumento de promoção e divulgação do país para o mundo, gerando milhares de empregos, não só no período da festa, mas durante o ano inteiro”, destaca o presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, sobre os impactos da folia na economia do país.


Painéis – No primeiro dia, o credenciamento para participação do evento será realizado das 8h às 9h. Também no horário das 8h50 às 9h, haverá uma manifestação cultural no palco. Já a abertura oficial do evento, ocorrerá às 9h, com a presença de autoridades municipais. A programação seguirá com painéis no turno matutino, vespertino e noturno. O primeiro deles, “As Cidades e o Fortalecimento do Carnaval Brasileiro”, terá a participação de representantes das pastas de cultura e turismo de Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Recife (PE).


O presidente da Saltur vai falar, nesse painel, sobre o movimento forte de crescimento das cidades do Carnaval e, ao mesmo tempo, sobre como melhorar, aprimorar e fortalecer o Carnaval do país. “O Carnaval do Brasil vai se encontrar aqui em Salvador. Temos também uma expectativa muito grande, com esse encontro, de fortalecer os negócios do Carnaval, que gera desenvolvimento econômico, emprego e renda. Sem dúvida, essa riqueza e a diversidade dos carnavais de cada uma das cidades participantes geram muitas oportunidades de interações, de troca de experiências e intercâmbios importantes. Tudo isso, no final das contas, pode gerar inovações. O Carnaval precisa estar sempre inovando”, afirma Edington.


Ainda no primeiro dia, das 14h15 às 15h, o painel “Protagonismo Negro no Carnaval do Brasil” reunirá o designer e diretor artístico do Cortejo Afro, Alberto Pita; o dançarino e coreógrafo do Balé Folclórico da Bahia, Zebrinha; o criador dos Bonecos de Olinda, Silvio Botelho; e a jornalista, colunista e pesquisadora do Carnaval negro da Bahia, Wanda Chase, como mediadora, para falar sobre a influência afro-brasileira no Carnaval do país.


Outro painel aguardado para o primeiro dia é “O Poder Transformador da Economia Criativa”, com a presença do cantor, compositor, arranjador, multi-instrumentista e artista visual Carlinhos Brown; do titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho; da diretora da Cufa França e da Expo Favela Innovation Paris, Karina Tavares; e mediação do diretor de teatro e presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro.


“A Expo Carnaval Brazil é mais do que uma exposição, vem para mostrar o quanto o Carnaval é uma potência econômica, artística e cultural, além de uma exposição de alegria. Neste espaço, será possível criar oportunidades de negócios, movimentando a economia criativa e mostrando como esse show de arte também é um show de empreendedorismo”, avalia Guerreiro.


Além de Isaac Edington, Fernando Guerreiro e Pedro Tourinho, a gerente de Carnaval da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Merina Aragão, será mediadora do painel “A Potência do Carnaval de Rua pelo Brasil”, que vai ocorrer no dia 25, das 11h às 11h40. A apresentação será feita pelo coordenador-geral do Coletivo Ativista Fórum de Blocos de Rua de São Paulo, José Cury; pelo fundador e mestre de bateria do Samba Queixinho, bloco de rua de Belo Horizonte, Gustavo Caetano Matos, e da jornalista, pesquisadora de Carnaval e presidente da Sebastiana, Associação Independente dos Blocos de Carnaval de Rua da Zona Sul, Rita Fernandes. A programação completa da Expo Carnaval Brazil 2023 pode ser conferida no site www.expocarnavalbrazil.com.br.


Estrutura – A Expo Carnaval Brazil 2023 faz parte da programação do Novembro Salvador Capital Afro e conta com o patrocínio da Prefeitura, por meio da Secult, Semdec e Saltur. Nesta segunda edição, o palco é um dos destaques da estrutura, com 35 metros de cenografia, painel de LED gigante e decorado com fitas de tecidos sustentáveis coloridos. Ele estará estrategicamente posicionado no final do pavilhão do evento, local composto por espaços imersivos das cidades de maior relevância do Carnaval, como Salvador, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro.


Atravessando o pavilhão do Centro de Convenções de ponta a ponta, uma superpassarela, batizada de Abre-alas, se estenderá da entrada do pavilhão até o palco. A passarela representa todos os circuitos, sambódromos, praças, ruas e ladeiras dos carnavais do Brasil. Nela, estará representada a pluralidade de estilos do Carnaval brasileiro por meio do desfile de escolas de samba, blocos afros, afoxés, frevo, cortejos e blocos de rua, entre outros.


No clima da folia, os shows de Carlinhos Brown, Xanddy Harmonia e Bailinho de Quinta vão encerrar a programação no domingo (25), a partir das 20h, na Arena de Shows, no Centro de Convenções. Dentro de seus estilos, os artistas prepararam espetáculos exclusivos, incluindo nos repertórios novidades para o Carnaval 2024. Os ingressos para esse show são pagos e podem ser adquiridos no link www.sympla.com.br/evento/arena-de-shows-expo-carnaval-brazil-2023/2151308.


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑