Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

Dia do Engenheiro: crescem as buscas por engenharias


 Dia do Engenheiro: crescem as buscas por engenharias voltadas para o meio ambiente


Especialidades relacionadas à tecnologia também ganham espaço


Os profissionais de engenharia sempre tiveram atuações diversas no mercado de trabalho e produções muito importantes para a sociedade. Desde as mais antigas e tradicionais, até os cursos mais modernos, as engenharias trazem a aplicação de conhecimentos científicos, econômicos e sociais, planejando, construindo e melhorando estruturas, máquinas, sistemas e processos. 


No dia 11 de dezembro é celebrado o Dia do Engenheiro, e a Onlinecurriculo, plataforma de currículos online, realizou um estudo para entender o panorama da atuação dos profissionais de engenharia na atualidade. O estudo buscou perceber quais engenharias estão em alta, levando em consideração as buscas no Google no último ano, considerando o período de novembro de 2022 a outubro de 2023.




Engenharias mais procuradas:


- Engenharia de produção: foi a engenharia com maior volume de buscas ao longo do ano. O engenheiro de produção pode atuar em setores que produzem os mais diversos tipos de produtos, controlando o processo de fabricação e o uso dos recursos necessários. No período, a procura por engenharia de produção teve um crescimento de 22%.


- Engenharia agronômica: com maior índice de crescimento ao longo do ano, chegando a 50% no aumento de buscas, a engenharia agronômica combina conhecimentos de agronomia, ciências biológicas e exatas para formar profissionais que poderão planejar, gerenciar e implementar soluções para a produção agrícola sustentável. No cenário atual, em que o planeta já se encontra em ebulição global, essa é uma profissão importante para minimizar os impactos da produção agrícola.


- Engenharia biomédica: a engenharia que, unindo conhecimentos das ciências exatas e ciências da saúde, desenvolve novas abordagens para a prevenção, diagnóstico, tratamentos e terapias de doenças. A área apresentou crescimento de 49% ao longo do ano.


- Engenharia mecatrônica: área que teve aumento de buscas de 49% no último ano, a engenharia mecatrônica é o “futuro das engenharias”. Uma especialização multidisciplinar que projeta sistemas eletromecânicos automatizados e controlados por computador, tendo como exemplo a automação industrial. É uma engenharia que está em constante crescimento, muito impulsionada pela robótica.


- Engenharia química: o engenheiro químico é o responsável pela qualidade do produto que sai de uma indústria. É o profissional que cuida das modificações, composições, estados físicos e estruturas moleculares das matérias, buscando obter produtos que atendem seu propósito com qualidade. A procura no Google pela profissão teve crescimento de 23% ao longo do período entre novembro de 2022 e outubro de 2023.


- Engenharia de alimentos: profissão que atua nos processos relacionados à industrialização ou manipulação de alimentos, desde o desenvolvimento, fabricação, conservação, armazenamento, transporte e comercialização. O engenheiro de alimentos acompanha desde a seleção da matéria prima até a etapa final do produto. A área teve progresso de procura de 22% ao longo de 2023.


- Engenharia mecânica: engenheiros mecânicos realizam atividades voltadas a sistemas mecânicos, projetando, concebendo e operando máquinas e ferramentas. A especialização teve aumento de 22% nas procuras do Google.


- Engenharia ambiental: também com crescimento de 22% no ano, a engenharia ambiental, ou engenharia ambiental e sanitária, estuda os problemas ambientais de forma integrada. O profissional considera as dimensões ecológicas, sociais, econômicas e tecnológicas para promover um desenvolvimento mais sustentável. A atuação visa a proteção e a conservação do meio ambiente por meio da aplicação dos conhecimentos técnicos e científicos.


- Engenharia da computação: é o curso que integra as áreas da ciência da computação e da engenharia da computação. Os profissionais projetam, desenvolvem e gerenciam sistemas como hardware, software, redes e sistemas. A procura pela área teve aumento de 22% no período indicado.


Com o desenvolvimento do mercado e o surgimento de novas vertentes dentro da área, algumas engenharias vêm se destacando e ganhando cada vez mais espaço, principalmente aquelas relacionadas aos conhecimentos de tecnologia, computação e meio ambiente. Este é o momento oportuno para profissionais interessados nestes campos de atuação procurarem os cursos ou especializações e se inserirem em áreas do mercado de trabalho que estão em efervescência. 


Para quem está buscando por vagas de trabalho nas áreas de engenharia, a construção de um bom currículo é essencial. Das profissões citadas, muitos modelos podem ser encontrados na Onlinecurriculo. Esses e outros exemplos de currículo, como os de Programador, Dentista, Designer, Veterinário e Cabeleireiro, podem ser conferidos na plataforma. Os modelos de currículos são criados por especialistas que montam as amostras gratuitas que servem de inspiração para que os candidatos apresentem documentos que estejam alinhados, de forma geral, com a expectativa dos recrutadores de cada área.




Crédito: iStock


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑