Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 6 de dezembro de 2023

Homens participam de debate pelo Fim da Violência contra a Mulher

 
Encontro debate a participação dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher nesta quarta (6)



Para marcar o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres – Laço Branco (6 de dezembro), um encontro será realizado nesta quarta-feira (6), às 8h30, no Auditório do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em Nazaré. Aberto ao público, o evento Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher será realizado pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), através do Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF), em parceria com o MP-BA. 


 


A campanha convoca a sociedade a ficar atenta aos sinais de violência, destaca a importância da união entre todos, principalmente da participação dos homens, para o fim da violência contra a mulher. “É fundamental que todos estejam unidos contra as violações de direitos causadas às mulheres, sobretudo os homens. E a campanha do Laço Branco pauta justamente isso, lembrar que essa luta também afeta a vida deles, pois a violência doméstica atinge toda a família”, alerta a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo. 


 


Na programação do evento haverá as palestras de Antônio Eduardo Carvalho de Oliveira, pós-doutorando na Escola de Serviço Social e Criminologia da Universidade Laval, em Québec/Canadá, que irá falar sobre Modelos de intervenção junto a homens autores de violência conjugal vigentes no Brasil e no Canadá; de Patrícia Zapponi, presidente da Rede Internacional Laço Branco; e de Ana Paula Bonfim, coordenadora do Observatório da Pacificação Social da Universidade Federal da Bahia (Ufba). 


 


NEF – O Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF) atende homens autores de violência e visa fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher. A ação, coordenada pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), é fruto de uma parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). No espaço acontecem os Grupos Reflexivos de Homens atendendo autores de violência doméstica e familiar que estejam em cumprimento de medida protetiva de urgência expedida pelas varas de Violência Doméstica e Familiar. 


 


Desde a criação, o Núcleo já recebeu 277 homens encaminhados pela Justiça. Em 2023, o NEF atendeu mais 168 homens nos Grupos Reflexivos e não registrou reincidência de atos violentos contra mulheres pelos atendidos. Do total de atendimentos, 191 ainda estão em acompanhamento e 50, entre 2022 e 2023, tiveram as medidas protetivas revogadas. 


 


Laço Branco - A campanha do Laço Branco no Brasil é marcada pela Lei 11.489, de 20 de junho de 2007, que institui o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Historicamente, a referida data teve início a partir de um episódio de violência contra mulheres realizado no dia 6 de dezembro de 1989, quando um grupo de homens canadenses decidiu se organizar para declarar que existem homens que cometem violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude.  


 


Eles elegeram o laço branco como símbolo e adotaram como lema: jamais cometer um ato violento contra as mulheres e não fechar os olhos frente a essa violência. Lançaram, assim, a primeira Campanha do Laço Branco (White Ribbon Campaign).  


 


No primeiro ano da iniciativa foram distribuídos cerca de 100 mil laços entre os homens canadenses, principalmente entre os dias 25 de novembro e 6 de dezembro, semana que concentrou um conjunto de ações e de manifestações públicas em favor dos direitos das mulheres e pelo fim da violência. O dia 25 de novembro foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Erradicação da Violência contra a Mulher. 


 


Trabalhando junto a diversos órgãos das Nações Unidas, particularmente o Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (Unifem) e em parceria com organizações de mulheres, a Campanha do Laço Branco hoje está presente em todos os continentes e em mais de 55 países, sendo apontada pela ONU como a maior iniciativa mundial voltada para o envolvimento dos homens com a temática da violência contra a mulher. 


 


Foto: Bruno Concha/Secom PMS 


Texto: Ascom/SPMJ 


 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑