Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Viagem longa: veja quais cuidados tomar para evitar a trombose

 

Médica angiologista, cirurgiã vascular e sócia da Clínica Sanjuan, Maria Clara Sanjuan explica quais práticas durante uma viagem podem prevenir o desenvolvimento da doença


Condição caracterizada pela formação de coágulos de sangue que causa a obstrução dos vasos sanguíneos, a trombose é muito associada ao uso de anticoncepcionais, tabagismo, diabetes e obesidade. Contudo, o que muita gente não sabe é que a doença tem outros fatores de riscos, como ficar muito tempo sentado em viagens longas. 


Nesse caso, é importante tomar muito cuidado com a chegada das férias, para que um momento pensado para conhecer novos lugares e relaxar não se torne prejudicial para a saúde vascular. Isso é o que explica a médica angiologista, cirurgiã vascular e sócia da Clínica Sanjuan, Maria Clara Sanjuan.


“Em viagens longas, geralmente acima de 4 horas, como as internacionais, a circulação dos membros inferiores fica comprometida devido à imobilização prolongada em posição sentada. E quando temos muito tempo de imobilidade, o sangue se acumula nas pernas, o que interrompe o seu fluxo normal. Sendo assim, seja de avião ou transportes terrestres, se a viagem for longa, há riscos de ter coágulos sanguíneos e, consequentemente, a trombose venosa profunda”, esclarece Maria Clara.


Para se prevenir da doença, os viajantes podem recorrer ao uso de meias de compressão, afirma a cirurgiã vascular. “São meias desenvolvidas para comprimir o sistema venoso profundo. Elas melhoram o retorno do sangue nas veias e diminui o risco de desenvolvimento da trombose. No entanto, é importante buscar a orientação de um angiologista antes de fazer uso das meias”, destaca a médica.


Movimentar-se durante o voo é outra medida eficaz para evitar a trombose. De acordo com Maria  Clara, sempre que possível, é importante que o passageiro se levante para esticar as pernas  e, se puder, faça uma caminhada, nem que seja para ir lavar o rosto no banheiro da aeronave. No caso de viagens longas em ônibus, a angiologista diz que “é importante andar um pouco durante as paradas no percurso ou fazer pequenos alongamentos para ativar os movimentos das pernas e melhorar a circulação sanguínea”.

Para evitar a condição, usar roupas confortáveis é mais uma ação que os viajantes devem praticar, além de se hidratarem bem durante a viagem. Isso porque, segundo Maria Clara, “roupas apertadas podem comprometer a circulação e a baixa ingestão de água torna o sangue mais viscoso e facilita a formação de trombos, que são os coágulos sanguíneos. Por isso, é importante beber muita água e também evitar o consumo exagerado do álcool, que gera a desidratação, o que aumenta as chances de desenvolvimento da trombose”.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑