Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 20 de abril de 2024

Os perigos da WaterTok, nova febre do TikTok

Nutricionista alerta para os riscos de seguir a trend e comprometer a saúde


Em uma sociedade que busca incessantemente o corpo perfeito, o sonho de muitos é encontrar a fórmula mágica para perder peso rapidamente. De promessas mirabolantes a métodos duvidosos, a busca por soluções rápidas e eficazes para a perda de peso tornou-se uma obsessão contemporânea. Mas será que tal fórmula realmente existe ou estamos presos em uma busca incessante por algo que foge à realidade?


E é exatamente esse “segredo” que vem, desde o início de abril, ganhado destaque no TikTok, tornando-se um dos temas mais populares. A hashtag "WaterTok", por exemplo, acumula mais de 230 milhões de visualizações, com uma variedade de vídeos de criadores que se juntaram à tendência de aprimorar a água com xaropes e pacotes de aromatizadores em pó, buscando tornar seu sabor mais atrativo, manter-se hidratados e, claro, garantir a boa forma.


A tendência aparentemente teve origem com a criadora Tonya, também conhecida como @takingmylifebackat42, famosa por suas águas saborizadas criativas, que incluem combinações como maçã com caramelo salgado e até mesmo água de melancia com algodão doce. A ideia de uma bebida à base de água, com baixo teor calórico e saborosa, conquistou muitas pessoas, especialmente nos Estados Unidos, introduzindo um novo tipo de conteúdo diário: a "água do dia".


Sob a hashtag "Water of the day", os usuários compartilham suas escolhas de sabores e incentivam seus seguidores a experimentarem suas próprias receitas. Em geral, o processo de preparação é simples: água com gelo, aromatizantes em pó, xaropes e um canudo para misturar.


Mas, afinal, a prática é mesmo indicada? “O que pode parecer apenas um método diferente para incentivar a ingestão de água é preocupante pelo impacto que os aditivos podem causar na saúde, isso porque, à longo prazo, eles podem ocasionar alergias, até induzir a alterações do metabolismo, como o aumento de triglicérides, resistência insulínica e esteatose hepática, em decorrência do excesso de frutose presente nestes xaropes e aromatizantes”, destaca a nutricionista Dione Silva, especialista em emagrecimento e performance de atletas.


A tendência é cada vez mais popular no TikTok, porém, é pouco benéfica à saúde, pois usa itens artificiais na composição das bebidas.


"Manter-se hidratado é essencial para o funcionamento saudável do corpo e pode até mesmo auxiliar no processo de perda de peso. Optar por água pura, sem aditivos, é a melhor escolha. Aditivos como açúcares, corantes e aromatizantes presentes em algumas bebidas podem não apenas adicionar calorias desnecessárias, mas também prejudicar a saúde. Portanto, priorize a água como sua principal fonte de hidratação e acompanhe-a com uma alimentação balanceada e atividade física regular para alcançar seus objetivos de forma saudável e sustentável”, enfatiza a especialista.


Dione Silva é nutricionista e especialista em emagrecimento e performance de atletas.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑