Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 7 de maio de 2024

Campanha Maio Verde - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma


 Campanha Maio Verde - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma


por Pró-Vida — publicado há um ano

O mês de maio a cada ano traz uma lembrança importante para a sociedade brasileira. Neste mês, no dia 26, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Cegueira pelo Glaucoma. O glaucoma é considerado a principal causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. Sua prevalência aumenta com a idade, com 4% de portadores para a população acima de 40 anos e entre 15 a 20% de portadores nas pessoas acima de 75 anos.


Na grande maioria das vezes, o glaucoma é assintomático até atingir estágios mais avançados, onde a deficiência visual já está estabelecida. Estima-se que entre 50% a 90% dos portadores não tenham conhecimento de sua doença. O diagnóstico só acontece quando o paciente vai ao médico oftalmologista para um exame oftalmológico de rotina, onde são realizados exames específicos para sua detecção (principalmente a medida da pressão intraocular e o exame do fundo de olho). O seu diagnóstico precoce é uma arma fundamental para a prevenção da perda gradativa da visão e, com o tratamento específico, consegue-se evitar o avanço da doença.


O tratamento do glaucoma evoluiu muito nos últimos anos. Novos medicamentos, mais potentes e com melhor posologia, permitem uma melhor adesão ao tratamento. Terapias alternativas aos colírios, como a trabeculoplastia seletiva a laser ou as cirurgias micro invasivas, trazem a chance de um melhor controle da doença, sem uma grande dependência do uso diário de colírios. O futuro traz ainda muitas oportunidades de tratamento para o glaucoma, como novas vias de administração de medicamentos, novas técnicas de cirurgias (cirurgia robótica, etc.) e até mesmo a terapia genética. Apesar de o glaucoma ser uma doença grave, o seu controle pode ser realizado de maneira bem eficaz, evitando a progressão para a cegueira.


De que adianta toda esta evolução científica, se os portadores não chegarem aos médicos em tempo de se tratar antes de uma perda funcional debilitante?


A falta de conhecimento a respeito desta patologia é considerada como uma das principais causas do alto índice de cegueira. Alguns estudos avaliaram que o diagnóstico do glaucoma em países em desenvolvimento é feito mais tardiamente quando comparado com países desenvolvidos, o que aumenta o risco da perda da visão. A conscientização da população para os problemas causados pelo glaucoma, mas também para seus fatores de risco é muito importante.


Dentre os fatores de risco para o glaucoma, os mais importantes são: história na família de pessoas com glaucoma, raça negra, hipertensão arterial, hipotensão arterial, diabetes, trauma ocular, miopia e uso contínuo de corticoides.


Somente com o aumento do nível de conscientização da sociedade é que conseguiremos realizar de maneira efetiva a prevenção da cegueira pelo glaucoma. Daí a importância deste mês de maio.


Fonte: Sociedade Brasileira de Oftalmologia

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2024 / Salvador-Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑