Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 19 de abril de 2013

MP recebe denúncia sobre atuação de carvoarias



Furto de madeira em área de plantio, carvoarias ilegais abastecidas com madeira proveniente de furto, exploração do trabalho infantil, incêndios criminosos em áreas de preservação, dentre outros crimes praticados em municípios do extremo sul da Bahia e que tem-se constituído como uma séria questão social e de segurança pública na região foram denunciados nesta terça-feira (27) por representantes da Fibria Celulose (empresa resultante da união da Aracruz Celulose e Votorantim Celulose e Papel) ao procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva, que se comprometeu em estudar uma política de intervenção na região, buscando a conjugação de esforços e deflagração de uma ação sistêmica. 

Nesse sentido, o PGJ sugeriu a realização de uma reunião dentro de 30 dias com todos os atores que integram a área ambiental, de inteligência, de combate à sonegação fiscal, de segurança pública, da infância e juventude, dentre outros, para a discussão não só de medidas repressivas, como também de outras intervenções no âmbito sociocultural, na qual seriam traçadas novas perspectivas para a comunidade local.

O chefe do Ministério Público estadual recebeu dos representantes da empresa – o diretor florestal Marcelo Castelli, o gerente José Antônio Vieira Neto e o coordenador de segurança patrimonial, Pedro Paulo Gracina – um farto relatório sobre o furto de madeira no extremo sul da Bahia.

Segundo o relatório apresentado, a produção ilegal de carvão e extração de madeira clandestina é fruto da necessidade do consumo de carvão por empresas siderúrgicas instaladas especialmente no estado de Espírito Santo, visando garantir o seu processo produtivo, e de olarias do Rio de Janeiro que se servem da madeira proveniente da Bahia para sustentação de seus fornos.

Os envolvidos neste esquema, segundo informação da empresa, fornecem sustentação a uma rede criminosa conhecida como “máfia do carvão”, composta por carvoeiros, aliciadores, atravessadores, transportadoras, empresários e siderúrgicas. O problema é mais grave em seis municípios baianos: Nova Viçosa, Alcobaça, Teixeira de Freitas, Mucuri, Prado e Caravelas, revelaram os representantes da Fibria Celulose, que também exibiram um vídeo que denuncia a exploração do trabalho de crianças e adolescentes, que, sem perspectivas e para auxiliar a família, acabam cooptados pela atividade ilegal.

O procurador-geral de Justiça Wellington César informou que entrará em contato com os promotores de Justiça que atuam nos municípios citados para solicitar que atuem com prioridade no combate aos problemas objeto da denúncia.
Com informações Radar64

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑