Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Comunidade quilombola recicla cancelas de pedágio

Comunidade quilombola recicla cancelas de pedágio para suporte em horta comunitária em Simões Filho
Cancelas danificadas nas praças de pedágio da Concessionária Bahia Norte ao longo do Sistema de Rodovias da BA-093 estão sendo recicladas pelo Projeto Horta Comunitária do Quilombo de Pitanga dos Palmares para suporte dos viveiros, sistema de irrigação, para a proteção de algumas espécies diante das pragas (formigas), e a canalização do banheiro local. 

A horta garante o sustento mais de 40 famílias com o plantio de diversos produtos, como aipim, abóbora, coentro, pimenta, pimentão, cupuaçu e laranja. Eles servem para consumo próprio e para a comercialização nas feiras e no mercado municipal de Simões Filho.
Segundo o coordenador do projeto, Wellinton Pacífico, os trabalhadores rurais logo viram nas cancelas inutilizadas uma possibilidade de reutilização dos equipamentos nas hortas. “Está sendo ótimo”, disse ele. “A Bahia Norte prontamente atendeu nosso pedido e agora estamos trabalhando de maneira sustentável”, disse Pacífico.

Aos 47 anos, 20 dos quais dedicados à agricultura, o trabalhador rural Anastácio Jesus está contente com os resultados obtidos na horta comunitária. Pai de três filhos, ele espera que o projeto consiga ajudá-lo ainda mais com o sustento da família. “Consigo comprar roupa e comida. Meu desejo é fazer um criatório de galinha e aumentar a plantação de quiabo”, fala.

No próximo mês de novembro, o Projeto Horta Comunitária vai iniciar a produção de farinha com a mandioca produzida no local. De acordo com Pacífico, a expectativa “é produzir três mil quilos por mês”, afirma.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑