Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 29 de março de 2016

Hospital São Rafael promove ‘Dia D’ contra o Aedes aegypti

Ação de vigilância, prevenção e combate ao mosquito será feita no Hospital e no entorno da unidade de saúde

Enquanto a água fica parada, o mosquito se movimenta. Esse é o mote da campanha ‘Dia D’ do Hospital São Rafael (HSR), que ocorrerá nesta quinta-feira (31), com o objetivo de alertar sobre o combate  aos possíveis focos do Aedes aegypti. A ação, que compreende palestras e mutirão de conscientização, pretende alertar os colaboradores, visitantes e pessoas que circulam ou trabalham na unidade e seu entorno, a exemplo dos ambulantes e taxistas, sobre a importância de combater possíveis criadouros do mosquito, que transmite doenças como a Chikungunya, Zika, Febre Amarela e Dengue. 

A mesma ação de sensibilização ocorrerá em todas as demais unidades vinculadas à instituição, inclusive no Hospital Ana Mariani, no município de Barra (Região Oeste da Bahia). No HSR, cada equipe distribuirá, pela manhã (das 8h às 10h) e à tarde (das 14h às 15h), materiais educativos visando conscientizar a  população sobre as medidas de prevenção mais eficazes.


De acordo com a organizadora da ação, a médica Ana Paula Teixeira, todo ambiente de risco identificado será objeto de intervenção imediata pelo time envolvido no projeto. “A nossa preocupação vai além dos muros que cercam o Hospital São Rafael. Todos nós temos responsabilidade nessa causa, que está sendo fomentada nacionalmente pelo Ministério da Saúde, e com essa ação pretendemos formar agentes ativos no combate ao mosquito”, afirma.



Mesa Redonda

As viroses estão causando preocupação em vários estados do país. E na Bahia a realidade não é muito diferente. Somente no início deste mês, foram notificados 11.413 casos suspeitos de Zika, 7.362 de Chikungunya e 20.211 casos prováveis de dengue no estado da Bahia, de acordo com a SESAB. Para auxiliar na mudança dessa realidade, além do mutirão, o Hospital São Rafael também promoverá uma Mesa Redonda sobre Saúde Ambiental, que contará com palestras de especialistas de instituições como a Vigilância Epidemiológica, Associação Psiquiátrica da Bahia, Secretaria da Saúde do Estado e FIOCRUZ/BA.

A iniciativa ocorrerá no mesmo dia, das 10h30 às 12h30, e abordará os temas: o Cenário Epidemiológico em Salvador, Recomendações de Vigilância para Controle do Zika Vírus e, consequentemente, da Microcefalia; as Consequências Psicossociais das Arboviroses; e os avanços no combate ao mosquito e controle das doenças.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑