Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Beneficiários dos Restaurantes Populares de Salvador aprendem a fazer hortas domésticas


As pessoas que foram almoçar nos Restaurantes Populares do Comércio e da Liberdade, na manhã dessa sexta-feira (14), puderam aprender como é simples e prático reaproveitar garrafas PET para fazer uma horta em casa, e com isso ainda ter uma alimentação mais saudável. A ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) encerrou a Semana Mundial da Alimentação em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) e, de acordo com a superintendente de Inclusão e Segurança Alimentar, Rose Pondé, “serviu para sensibilizar os beneficiários dos RPs sobre as mudanças climáticas, como isso pode refletir na produção dos alimentos, além de mostrar alternativas para a sustentabilidade”.
A novidade foi bem recebida pela aposentada Luisa Miranda, moradora do Marback, que trabalha em uma cooperativa de tecelagem no Pelourinho, e almoça todos os dias no RP Comércio. “Olha que maravilha!”, disse mostrando uma muda de coentro da índia, “nunca imaginei que poderia fazer uma horta assim. Tenho garrafas e terra à vontade, agora só falta comprar as sementes para fazer uma na minha casa”.

Durante o evento, que também teve sorteio de recipientes com mudas, o engenheiro agrônomo da SJDHDS Natanael França, falou sobre o passo a passo para a criação de hortas domésticas verticais e horizontais, que podem ser feitas com materiais recicláveis ou em pequenos espaços da casa. “As pessoas devem cortar os recipientes, fazer pequenos furos para escoar a água, colocar um pouco de terra adubada ou que ficam sob as folhagens, e plantar as sementes de hortaliças, como coentro, cebolinha, alface, couve e outros”, explicou. “Depois da semeadura, deve-se expor os recipientes todos os dias ao sol, por no mínimo quatro horas”. França ainda esclareceu que é possível utilizar também pequenos canteiros, lajes ou espaços para a criação de quintais produtivos. 

Atento às explicações, o agente comunitário Roberto Santos, morador da Avenida San Martim, se sentiu motivado para concluir uma ideia que já estava em seu planejamento. “Há muito tempo venho pensando em fazer uma horta na laje da minha casa, mas não sabia bem como começar. As dicas que aprendi aqui serão importantes para o começo”.
Beneficiários dos Restaurantes Populares de Salvador aprendem a fazer hortas domésticas
Qualidade de vida – Aferição de pressão arterial, verificação de peso corporal e orientação nutricional, com dicas para o consumo de alimentos saudáveis, práticas de exercícios diários, prevenção e controle de doenças metabólicas, como diabetes, hipertensão e obesidade também integraram as atividades sócio educativas nas duas unidades dos RPs. Para tanto, a SJDHDS fez parceria com estudantes de enfermagem das escolas técnicas Maria Pastor e Ana Nery, e com os graduandos de nutrição da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). 

Pela primeira vez participando do trabalho de campo, a estudante de nutrição da Une, Karina Borges ressaltou os aspectos positivos da ação. “Não só ensinei, aprendi muito também. Quando a academia de aproxima da comunidade acontece uma extraordinária troca de experiência que serve para aprimoramento dos nossos conhecimentos”.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑