Seja bem-vindo. Hoje é

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Núcleo de Ópera da Bahia inicia atividades no Palácio da Aclamação

Nesta segunda-feira (15), o Núcleo de Ópera (NOP) da Bahia inicia oficialmente as atividades da programação cultural de 2017 no Palácio da Aclamação, localizado no Campo Grande. No salão nobre do solar oitocentista, às 19h, será realizada uma mesa de abertura e logo após serão realizadas performances musicais. O evento é uma realização da ONG Roda Baiana e Com Arte Produções Artísticas e será aberto ao público.

A mesa de abertura vai tratar sobre o posicionamento da comunidade afrodescendente e feminina dentro do mercado de trabalho no segmento artístico no Brasil, com enfoque no estado da Bahia, abordando as possibilidades atuais, oportunidades, profissionalização e perspectivas futuras. Após a mesa, serão apresentadas árias da Ópera Treemonisha, cuja temática trata-se do respeito à diversidade racial, o papel da mulher na sociedade, a importância da educação e da instrução.

Em fevereiro deste ano, o NOP lançou a Programação Anual de ensaios e apresentações artísticas no Palácio da Aclamação. O evento contou com a presença do cantor e compositor Gilberto Gil, intitulado padrinho do Núcleo, além de integrantes do Cortejo Afro. “A gestão cultural e a sociedade, junto com aqueles que têm projetos e iniciativas, como aqui no Palácio da Aclamação, precisam se unir. Esse tipo de iniciativa do Ipac [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural], de implantar o Núcleo de Ópera nesse espaço do Palácio é fundamental, pois nos permite caminhar”, disse Gil.

Para a programação anual, o Núcleo já prepara três óperas. Uma sobre terreiros de candomblé, outra para crianças, e mais uma que terá inspiração nos festejos juninos. O núcleo é formado por cerca de 70 músicos, cantores e bailarinos e fez a estreia mundial da versão em português da ópera Treemonisha, com orquestração de Aldo Brizzi, no último dia 26 de janeiro no Teatro Castro Alves, equipamento também da Secult. Dividida em três atos, a obra do americano Scott Joplin (1868-1917), considerado o rei do ragtime, foi a primeira ópera escrita por um compositor negro que se tem notícia.

A programação do Núcleo de Ópera faz parte do projeto de dinamização de espaços do Ipac. Além do NOP, o solar oitocentista foi sede de variados eventos com propostas artísticas e culturais neste ano, dentre eles a ‘Feira Pedra Papel Tesouro’, a solenidade de doação do acervo de Roberto Santos (ex-governador da Bahia), ensaios fotográficos para o editorial de moda Bazar (do Jornal Correio) e cenário para gravações de ‘Édipo Rei’, peça francesa dirigida por Gilles Pastor que tem previsão de estreia no final de agosto em Lyon, na França. O Palácio da Aclamação integra a Diretoria de Museus (Dimus) do Ipac, unidade vinculada a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Semana de museus

A Semana de Museus, temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), chega à sua 15ª edição com a temática 'Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus'. Este ano, a ação ocorre de 15 a 21 de maio, nos diversos museus do Brasil. Na Bahia, em virtude dos preparativos para o evento, os museus coordenados pelo Ipac estarão excepcionalmente fechados neste sábado (13) e domingo (14). Os museus retomam o funcionamento regular a partir de terça-feira (16). Em Salvador, o Ipac é responsável pelo Museu de Arte Moderna (Avenida Contorno), Palacete das Artes (Graça), Palácio da Aclamação/Passeio Público (Campo Grande), Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória), Solar Ferrão, Praça das Artes, museus Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e Tempostal (Pelourinho). No interior, os museus do Recolhimento dos Humildes (Santo Amaro), Wanderley Pinho (Candeias) e Parque Histórico Castro Alves (Cabaceiras do Paraguaçu)". 


Fonte: Ascom/Dimus

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑