Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Estudantes aprendem sobre preservação ambiental em passeio ao Parque das Dunas


Os estudantes do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Stiep Carlos Marighella, localizado em Salvador, tiveram uma aula diferente nesta terça-feira (25). Eles visitaram o Museu das Dunas, situado na Praia do Flamengo, no qual puderam aprender mais sobre preservação ambiental e sustentabilidade. A iniciativa chamada de Caravana Científica é uma ação do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que oportuniza a participação de estudantes em ambientes não formais de educação. Tratam-se de aulas de campo para a realização de estudos exploratórios e experimentais.

No local, os alunos assistiram a uma palestra sobre a importância da preservação das dunas para o ecossistema litorâneo, conheceram plantas nativas da região e fizeram uma trilha pelas dunas. Além disso, contextualizaram os conteúdos trabalhados em sala de aula nas disciplinas de Biologia e Física. Após a atividade, eles irão elaborar relatórios para o desenvolvimento de projetos científicos.

De acordo com uma das formadoras do programa, Marília Pinto Fontes, que acompanhou os estudantes, esta ação é muito importante para o aprendizado e estimula a iniciação científica. “Esta é uma forma de mostrar para os alunos que existem outras possibilidades de estudos para além da sala de aula. Através do contato com a natureza, eles visualizam e entendem a importância da preservação do meio ambiente”, explica.

Layne Esther Oliveira, 16, conta que aprendeu muito no passeio. “Gostei muito da visita de campo porque visualizamos, na prática, conteúdos relacionados à fauna, flora, biosfera e ecossistema. Fiquei surpresa ao saber que nos anos 50 Salvador possuía muitas áreas com dunas e na visita pudemos fazer uma viagem no tempo”, disse animada.

Para Daniel Patrício dos Santos, 16, a atividade foi enriquecedora. “Precisamos conhecer para preservar porque as dunas são muito importantes para a cidade, pois a vegetação absorve a salinidade que vem do mar através do vento e as areias ajudam a equilibrar a temperatura da cidade”, afirma o estudante.

As visitas ao Parque das Dunas continuam. A próxima será nesta quinta-feira (27), das 13 às 17h30, com estudantes do Colégio Estadual Antônio Sérgio Carneiro e do Colégio Estadual Professor Carlos Alberto Cerqueira, que também levará outra turma no dia 4 de agosto. Já no dia 15 de agosto, a visita será direcionada para professores do curso (Re)pensando a Prática do Ensino de Ciências no Ensino Médio, ofertado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑