Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 19 de julho de 2017

NEOJIBA realiza Concertos Didáticos em Feira de Santana

As apresentações são gratuitas e acontecem 24 e 28 de julho, às 15h, na Praça CEU, bairro Cidade Nova

Nos próximos dias 24 (segunda) e 28 (sexta), às 15h, adolescentes e jovens do Núcleo Antônio Gasparini encerram seu projeto de circulação musical – a Turnê dos Núcleos do NEOJIBA – com Concertos Didáticos gratuitos, na Praça CEU, no bairro Cidade Nova. O repertório é composto em grande parte por canções populares como Trenzinho Caipira, de Villa Lobos, Assum Preto, de Luiz Gonzaga, Maracangalha, de Dorival Caymmi, Suíte Pernambucana de Bolso, de Maestro Duda, além de peças eruditas como Musette, de Bach. 

De acordo com Caroline Abreu, coordenadora do Núcleo, a expectativa é alta entre os integrantes com idade entre 12 e 29 anos. “Alguns deles têm apenas três meses no Núcleo e acham fantástica a ideia de realizar uma turnê. É uma oportunidade para mostrar o trabalho musical que fazemos”, afirma. Caroline acredita que o evento vai motivar os jovens, além de ser uma forma para que a população de Feira de Santana se aproxime e conheça as atividades que o NEOJIBA realiza na cidade.

O Núcleo Antônio Gasparini atende cerca de 150 crianças, adolescentes e jovens, de 06 a 29 anos, nos bairros Rua Nova, Cidade Nova e George Américo, no município de Feira de Santana. O Núcleo funciona em parceria com o Instituto Antônio Gasparini e conta com o apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Turnês dos Núcleos
Centenas de crianças, adolescentes e jovens - integrantes dos Núcleos do NEOJIBA – participam do projeto Turnês dos Núcleos de abril a outubro 2017. As apresentações acontecem nas praças e espaços comunitários dos bairros, como escolas, creches, centros de saúde, asilos e instituições da rede de proteção social. “Queremos fortalecer vínculos com as comunidades onde atuamos. As Turnês também são um desafio para os integrantes e a equipe pedagógica de cada um dos nossos Núcleos”, explica Fabien Lerat, gerente pedagógico do NEOJIBA. 

Os Núcleos do NEOJIBA atendem cerca de 1.700 crianças, adolescentes e jovens, faixa etária de 04 a 29 anos, sendo que 51% são crianças entre 04 e 12 anos. Entre os beneficiários diretos, 85% se autodeclararam pardos ou negros, 71% são estudantes do Ensino Fundamental I e II, 74% são de famílias com renda mensal de até 02 salários mínimos e 85% destas famílias têm perfil para CADÚnico. O Cadastro Único (CADÚnico) é um instrumento criado pelo Governo Federal que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. É utilizado para identificar quais serão os beneficiários dos programas socioassistenciais do governo e requisito fundamental para inserção nos programas sociais.

Programa NEOJIBA
Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

SERVIÇO 
Turnê do Núcleo Antônio Gasparini
24 de julho (segunda) – Concerto didático
Praça CEU, Cidade Nova – Feira de Santana, às 15h
28 de julho (sexta) – Concerto didático
Praça CEU, Cidade Nova – Feira de Santana, às 15h

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑