Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Porto de Salvador terá Núcleo Especial de Polícia Marítima

A área de 100 metros quadrados vai abrigar uma completa infraestrutura para fortalecer a atuação da Polícia Federal

O projeto-base do primeiro Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom) da Polícia Federal no Porto de Salvador será licitado pela Codeba, neste mês de agosto. Na área de 100 metros quadrados, cedida pela Companhia, reunirá o setor de atendimento ao público externo (com acesso pela Av. da França), salas de operação e reunião, copa, banheiros, almoxarifado, alojamento, estacionamento para veículos e amarração de embarcações, dentre outros.

“O fato do nosso pessoal se estabelecer dentro do Porto de Salvador gera uma outra dinâmica, fortalecendo a atuação da Polícia Federal e garantindo maior segurança, combate a crimes, além de uma melhor prestação de serviços à população em geral”, explicou o superintendente Regional da Polícia Federal na Bahia, o delegado Daniel Justo Madruga. Ele enfatizou a importância do local onde será instalado o Nepom, que vai favorecer o rápido deslocamento dos policiais por terra e água.

A obra de infraestrutura completa será executada após o procedimento licitatório e assinatura da ordem de serviço. O projeto contempla ainda uma ampla reforma e melhor adequação do alojamento da guarda portuária do Porto de Salvador. “É essencial que a Codeba some esforços com atuações concretas como esta, de contribuir com as atividades da Polícia Federal, e assim fortalecer a segurança no Porto de Salvador e imediações”, declarou o presidente da Companhia, Pedro Dantas.

A estimativa do chefe do Nepom e coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos) na Bahia, Tiago da Silva Palma, é de que 10 policiais federais atuem na nova unidade baiana. “A intenção é de tornar ainda mais efetivo esse policiamento no Porto de Salvador, tendo essa polícia ostensiva, que poderá trabalhar melhor as informações operacionais”, frisou.

Nepom

A estrutura de policiamento marítimo da Polícia Federal reúne profissionais com formação especial na Marinha do Brasil e em cursos específicos, como combate a incêndio, abordagem, inspeção e vistoria. As lanchas e equipamentos modernos seguem os padrões de uso em atendimento às Normas do Código Internacional para Segurança de Navios e Instalações Portuárias (ISPS Code, na sigla em inglês).

Desde 2015 que foram iniciadas as atividades para a reativação do Nepom na Bahia, mas só a atual Diretoria da Codeba aprovou a solicitação da Polícia Federal. No país, servem de referência as unidades instaladas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Santos, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu.

Fonte: Ascom - Codeba 

0 comentários :

 
SALVADOR NOTÍCIAS - Notícias, Reportagens, Cultura e Entretenimento.
Todos os direitos reservados desde 2003 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com
- Topo ↑