Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Baile dançante abre programação em comemoração ao Dia do Idoso

A tarde desta segunda-feira (25) foi mágica para os idosos que residem no Abrigo Dom Pedro II, na Cidade Baixa. O espaço deu início às comemorações pelo Dia do Idoso, celebrado em 1° de outubro, com uma programação festiva diária que vai contar com atividades culturais, esportivas, de saúde, convivência, lazer e informação. As atividades comemorativas são promovidas através da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), e seguem até a próxima segunda-feira (2). A programação deste ano tem como tema "Idoso, cidadão de direitos".

A abertura contou com uma dinâmica para reforçar o entendimento sobre os direitos que o público tem perante a sociedade, além de debater situações em que este segmento pode recorrer ao poder público, caso esses benefícios sejam infringidos. Depois, os acolhidos puderam cantar e dançar no baile musical "Recordar é Viver", promovido por voluntários do grupo Caravanas da Arte, que ocorreu no salão da instituição. Mais de vinte idosos participaram da ação, que atraiu também familiares e amigos.

Residindo no abrigo há um ano, Francisca Batista, de 75 anos, se diz feliz em poder participar das atividades e reforçou que, para ela, o espaço tem grande importância, já que resgatou sua dignidade no local após sair de situação de rua. "Aqui eu me sinto gente, aqui estou em casa. Adoro as atividades e me divirto muito. Para a gente tudo é uma festa", frisou.

Já para Lúcia Maria, de 74 anos, melhor do que a programação comemorativa é o convívio fraterno diário que é compartilhado com todos os funcionários e assistidos na instituição. “A gente aqui é tratado com muito amor. As assistentes sociais, nutricionistas, cuidadoras e todos os funcionários nos tratam com cuidado e nos respeitam. A gente pode tudo, sair, dançar, ir para o shopping e até namorar”, contou sorridente. Lúcia mora no espaço há aproximadamente três anos, após deixar sua residência por conta de conflitos familiares.

De acordo com a gerente da unidade, Valéria Brito, essas atividades geram um ganho emocional para todos os participantes. "Este ano, o tema foi pensado para que eles pudessem conhecer seus direitos. É uma semana de festa, com atividades voltadas para a saúde e outras áreas. A programação é pensada junto com eles, que opinam e nos sugerem o que pretendem fazer", explicou. Ao todo, 60 idosos são assistidos no espaço.

Outras atividades – Nesta terça-feira (26), um grupo de cinco idosos vai apresentar uma encenação teatral intitulada "Escolinha do Dom Pedro II", em alusão ao programa humorístico "Escolinha do Professor Raimundo". A proposta é que, através do humor, eles possam dar continuidade ao aprofundamento do estudo sobre os seus direitos. “Esse trabalho melhora a autoestima porque eles participam ativamente e ficam na expectativa para os ensaios e a apresentação, melhora a memorização, entre outras coisas. É uma forma de valorização”, comentou a assistente social Aura Vasconcelos.

Até o encerramento da programação, na próxima semana, ainda terão atividades como: aulão de atividade física, palestras "Falando Sobre Quedas" e "Prevenção de Acidentes – Adaptação no Dia a Dia", ministrada por profissionais da saúde, apresentação de coral dos idosos, homenagens e outras ações. 

Apadrinhamento – Cidadãos interessados em conhecer o espaço e, consequentemente, criar vínculos de amizade com os idosos, podem realizar visitas de segunda a domingo, a partir das 14h. Doações de carinho e abraços sinceros são sempre bem-vindos.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑