Seja bem-vindo. Hoje é

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Feriadão com chuvas fracas no litoral e tempo seco nas demais áreas do estado

As condições do tempo previstas para os próximos dias, que abrange o feriado prolongado em comemoração ao Dia da Independência (7 de Setembro), não indicam grandes alterações, sobretudo em relação às chuvas.

Na faixa centro-leste, ainda prevalece à atuação constante dos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, o que continua favorecendo a formação de nebulosidade. Essa situação continua mais evidente nas localidades mais próximas ao litoral, onde a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas e intermitentes. Na Chapada Diamantina e Sudoeste, onde também está previsto maior nebulosidade, não se descarta a possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas.

Por outro lado, a faixa centro-oeste e norte permanece sob a atuação da massa de ar seco, o que mantém o céu com pouca nebulosidade na maior parte do período e sem chuvas. Além disso, essa massa de ar influencia nos baixos índices de umidade, que poderão atingir valores inferiores a 30% em algumas áreas. Vale ressaltar que a baixa umidade do ar poderá causar problemas, principalmente para a saúde da população, pois de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) estes índices são considerados prejudiciais, uma vez que o ideal para o conforto humano é de no mínimo 60%. Assim, é recomendado manter-se sempre hidratado.

Outro reflexo desse tempo seco é o aumento nos riscos de ocorrer queimadas nessa faixa, ou, até mesmo, a intensificação daqueles focos já existentes, pois com a vegetação já ressecada, uma simples fagulha ou uma ponta de cigarro pode dar origem a um grande incêndio. Desta forma, é necessário cautela quanto à utilização do fogo em suas atividades diárias, tendo em vista que na perda do controle do mesmo, este poderá trazer danos irreversíveis para a região.

As temperaturas permanecerão mais amenas na faixa centro-leste da Bahia, onde as mínimas chegarão aos 12°C nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste. No restante dessa faixa, essas mínimas deverão variar entre 16°C (no Sul) e 20°C (no Recôncavo) e as máximas não deverão ultrapassar os 31°C. Já no restante do Estado, onde a massa de ar seco permanece atuando, essas máximas poderão chegar aos 37°C.

Em Salvador e região metropolitana, onde o tempo nesse feriadão será de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, as temperaturas se manterão estáveis, variando entre mínimas de 20°C e máximas de até 29°C.

Maré

Entre os dias 07/09 (quinta-feira) e 10/09 (domingo), a maré deverá atingir sua altura máxima no período entre as 04h00min e as 07h00min e entre as 16h00min e as 19h00min, com valores variando de 1,9 a 2,9 metros. Já as alturas mínimas deverão ser registradas no período entre as 10h00min e as 13h00min e entre as 22h00min e a 01h00min do dia seguinte, com valores variando de 0,1 a 0,4 metro. As ondas previstas deverão ter agitação de fraca a moderada, com altura máxima podendo chegar aos 3,0 metros.

Índice de Radiação Ultravioleta (IUV’s)

Uma das características do final do inverno e aproximação da primavera é a elevação da Radiação Solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Tal condição pode ser observada entre os dias 07/09 (quinta-feira) e 10/09 (domingo), quando os IUV deverão variar de 09 a 11. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) tais Índices estão classificados nas categorias “Muito Alta e Extrema”, o que requer cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar. Com isso, recomenda-se usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, sobretudo nos horários das 10 às 16 horas. Esses cuidados são essenciais, pois poderão minimizar danos à saúde, já que nesse intervalo de tempo os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑