Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 17 de outubro de 2017

10 anos do Programa NEOJIBA serão comemorados em sessão especial, na Alba

Evento acontecerá na quinta-feira (19), às 9h30, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia

Para comemorar os 10 anos dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – NEOJIBA, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), por iniciativa da deputada Maria del Carmen (PT), vai realizar sessão especial, na quinta-feira (19), às 9h30, no Plenário da Alba, em Salvador. A ocasião contará com uma apresentação de parte do Coro Juvenil do NEOJIBA, principal formação coral do Programa.

Criado pelo maestro e pianista Ricardo Castro em conjunto com o Governo da Bahia, na gestão do então governador Jaques Wagner, o NEOJIBA é uma política pública inovadora, que alia as áreas da cultura, da educação e do desenvolvimento social. É uma ação em conjunto que envolve o poder público, a sociedade civil e a iniciativa privada.

O Programa tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade. Por meio da prática musical coletiva, o Programa atende mais de 4.600 integrantes em seus Núcleos de Prática Musical e através de ações de extensão, como a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia e o Projeto NEOJIBA nos Bairros.

Aliado ao trabalho musical, os integrantes participam de formações pedagógicas para se tornarem multiplicadores e passam também a dar aulas. Também são realizadas capacitações em áreas técnicas, como lutheria, produção técnica e documentação, entre outros. Além disso, o Programa ainda tem um setor de Desenvolvimento Social, especializado no trabalho de mediação entre as famílias dos beneficiários do Programa e a rede de proteção social. Formado por uma equipe de profissionais das áreas de assistência social e psicologia, o setor realiza acompanhamento social, escolar e de saúde dos integrantes e suas famílias

Ao longo desses 10 anos, o projeto desenvolveu atividades e parcerias, conquistando reconhecimento nacional e internacional. Seus grupos musicais já realizaram um total de 854 apresentações públicas para pelo menos 500 mil pessoas, incluindo sete turnês internacionais na Europa e Estados Unidos. Atualmente o NEOJIBA mantém 12 Núcleos em cinco municípios baianos e apoia 42 projetos e filarmônicas de 36 municípios e 15 Territórios de Identidade do Estado, reunidos na Rede de Projetos.

“O Programa NEOJIBA é uma conquista da cidadania e já está incorporado à vida de milhares de crianças e jovens, onde muitos deles, em situação de risco social, têm a oportunidade de descobrir seus talentos e encher nossa Bahia de orgulho”, destaca Maria del Carmen ao justificar a realização da atividade.

“Essa sessão especial é um momento muito importante para nós. Poder levar uma parte do NEOJIBA para a Alba, que é a casa do povo, e prestar essa homenagem é muito importante. É muito representativo para o NEOJIBA, como um Programa Estadual feito para servir toda a Bahia, que essa homenagem aconteça no plenário da Alba”, afirma Beth Ponte, diretora institucional do NEOJIBA.

Para o evento, foram convidados secretários estaduais, parlamentares, personalidades da cena cultural baiana, educadores, acadêmicos, dentre outros segmentos.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑