Seja bem-vindo. Hoje é

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Festa de Nossa Senhora D’Ajuda na cidade de Cachoeira

A Festa de Nossa Senhora D’Ajuda que acontece na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, recebeu o registro como Patrimônio Imaterial da Bahia. A determinação foi do governo do estado, mas a informação foi divulgada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

Em um decreto do Governo do Estado, a tradicional Festa de Nossa Senhora d’Ajuda passou a ser reconhecida como Patrimônio Imaterial da Bahia, passando a estar registrada no Livro de Registro Espacial dos Eventos e Celebrações.

A Festa de Nossa Senhora D’Ajuda acontece entre outubro e novembro, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano.

De acordo com o Ipac, o decreto do governo se dá considerando as propostas formuladas em dossiê, que foi enviado para o Conselho Estadual de Cultura da Bahia (CEC), e aprovado pelo Ipac e pelo CEC, ambos da estrutura da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Ainda segundo o instituto, a partir do registro, a manifestação cultural da cidade de Cachoeira constará no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações, como Patrimônio Imaterial. Segundo a tradição, a festa ocorre desde início do século XIX, como uma data móvel, entre outubro e novembro.

Os festejos iniciaram-se a partir da capela de mesmo nome inicialmente devota à Nossa Senhora do Rosário e, depois, com a transferência para a atual matriz, à Nossa Senhora D’Ajuda. De acordo com o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, a capela está no Largo da Ajuda, no cume de uma pequena colina no centro da cidade, com acesso por três ladeiras em sentidos opostos. Segundo ele, a capela integra o Centro Histórico da cidade e é tombada individualmente como Patrimônio do Brasil desde 1939 através do IPHAN/MinC. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑