Seja bem-vindo. Hoje é

sábado, 25 de novembro de 2017

Hospital São Rafael realiza campanha de sensibilização para doação de sangue este sábado

Ação é em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado neste sábado (25)

“15 minutos do seu tempo e vidas inteiras transformadas”. Esse é o mote da campanha de sensibilização para doação voluntária de sangue e plaquetas, realizada pelo Hospital São Rafael (HSR). A ideia é estimular o ato solidário, esclarecer condições e impeditivos para o gesto, além de ampliar o número de cadastros de doadores do Banco de Sangue da unidade hospitalar. A campanha, que se estende até este sábado (25), é em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado na mesma data.

Para doar, o voluntário deve ter entre 18 e 69 anos, estar acima de 50 kg e bem alimentado, evitando apenas comidas gordurosas nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas, por 12 horas. Segundo as normas técnicas do Ministério da Saúde, homens podem fazer até quatro doações por ano, a cada 60 dias, enquanto as mulheres devem esperar 90 dias entre as doações. No caso das plaquetas, as doações podem ser feitas até 24 vezes por ano, respeitando o intervalo de 72 horas, entre uma coleta e outra.

Todo o processo de doação de sangue não leva nem uma hora. A coleta, especificamente, ocorre em menos de 15 minutos. Segundo a supervisora do Banco de Sangue do São Rafael, Kátia Venas, um dos motivos que afastam as pessoas das unidades de doação é a falta de informação. “As pessoas desconhecem o procedimento e não se dão conta de que um simples gesto de um doador, que leva apenas 15 minutos, pode ajudar a salvar até quatro vidas”, afirmou. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no sábado, das 8h às 12h.

Missa em Ação de Graças

Em todo o país, são coletadas 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano. Número considerado insuficiente, segundo informações do Ministério da Saúde, já que o ideal seria de, pelo menos, 5,7 milhões. O crescimento da população faz com que a procura de sangue e plaquetas continue superando a quantidade de doações nos hemocentros no Brasil. Além da sensibilização para a doação voluntária, o Hospital São Rafael realizará nesta sexta-feira (24), uma missa em homenagem e agradecimento aos doadores voluntários da instituição. A cerimônia será às 8h, na Capela São Rafael, na área externa do hospital.


0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑