Seja bem-vindo. Hoje é

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Programação que enche de vida as ruas da nossa cidade histórica de domingo a domingo

O Pelourinho Dia e Noite realiza ações de domingo a domingo no Centro Histórico, até 31 de dezembro deste ano. O resultado são ruas cheias de gente que há tempos não frequentava o Pelourinho, especialmente nos finais de semana. E é este convite que está sendo feito pelo projeto, concebido e executado pela Diretoria de Gestão do Centro Histórico, órgão da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a baianos e turistas. Que tal curtir a semana num dos cartões postais do Brasil ?

Segunda, 27.11, das 17h às 19h, Igreja do Boqueirão, Santo Antônio Além do Carmo – MÚSICA BOA NUM LUGAR LINDO - realizados às segundas na Igreja do Boqueirão, das 17h às 19h, os ensaios abertos são comandados pela  Orquestra Afrosinfônica do maestro Ubiratan Marques. A Orquestra Afrosinfônica  dedica-se a um repertório autoral afro-brasileiro com uma arquitetura sinfônica. GRATUITO.
Terça, 28.11, 19h, Praça da Sé, Terreiro de Jesus e Largo do Pelourinho – CELEBRAR ANTECIPADAMENTE O DIA DO SAMBA  ! Terça-feira no Pelourinho  é dia de pedir a benção e nesta próxima terça ainda vai ser mais especial porque está chegando o Dia do Samba  !  Revitalizando a Terça da Benção, o programa Pelourinho Dia e Noite promove, a partir das 19h, o Viradão do Samba, com shows gratuitos e abertos ao público na Praça da Sé, com o grupo Samba de Verdade; no Largo do Pelourinho, com o Bambeia; e no Terreiro de Jesus, com o Botequim. Samba de primeira, para baianos e turistas. E quando a coisa esquenta, os grupos se reúnem no Terreiro de Jesus e terminam a noite tocando juntos num grande “rodão de samba’. GRATUITO.

Quarta, 29.11, das 17h às 19h, Igreja de São Domingos, Terreiro de Jesus  – PARTICIPAR DA MISSA COM ORQUESTRA AO VIVO  – ensaio das 17h às 18h e depois Missa Orquestrada com a Orquestra São Salvador do M° Fred Dantas – a orquestra dedica-se ao desenvolvimento de um repertório brasileiro em três vertentes: pesquisa histórica, pesquisa etnográfica e desenvolvimento da música de vanguarda com obras atonais e polirrítmicas do próprio maestro.
GRATUITO.

Quarta, 29.11, a partir das 17h30, Pelourinho e Terreiro de Jesus  – SUBIR E DESCER LADEIRAS AO SOM DOS TAMBORES  – O República dos Tambores é um circuito itinerante pelas ladeiras do Centro Histórico, do Largo do Pelourinho ao Terreiro de Jesus, com os grupos de percussão que sempre trouxeram tanta vida e arte ao Pelourinho - Banda Didá, Kizumba, Tambores e Cores e Meninos da Rocinha do Pelô. Os shows acontecem de quarta a sábado a partir das 17h30 e domingos ao meio dia. GRATUITO.

Quinta, 30.11, às 19h, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo – COMER PIPOCA E VER UM BOM FILME -  O documentário “Cantador de Chula”, dirigido pelo fotógrafo e documentarista Marcelo Rabelo será exibido na terceira a edição do Cinema na Praça do Pelourinho Dia e Noite. Realizado em parceria com a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, o filme retrata o universo da chula, canto principal de algumas modalidades de sambas do interior da Bahia, que tem como característica a improvisação dos versos. A gravação foi realizada em 16 localidades do Recôncavo Baiano, e o documentarista Marcelo Rabelo registrou depoimentos, cantos tradicionais e as chulas entoadas pelos mestres e mestras da tradição. GRATUITO.

Sexta, 01.12, 19h, Largo do Pelourinho – VER GABRIELA TOMAR BANHO NA FONTE – Subindo e descendo ladeiras o espetáculo musical e teatral de rua, totalmente gratuito, “Circuito Jorge Amado” apresenta, a partir das 19h, seis cenas baseadas na obra de Jorge Amado, criadas a partir dos livros “A Morte e a Morte de Quincas Berro D´Água”, “Gabriela Cravo e Canela”, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, "Tenda dos Milagres" e “O Compadre de Ogum”. Começa com o velório de Quincas, em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho e termina no Cabaré do Zazá, montado na Cantina da Lua, no Terreiro de Jesus. GRATUITO.

Sábado, 02.12, 10h, Carmo – CURTIR O ENSAIO DE PORTAS ABERTAS - Das 10h às 12h, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael, faz ensaio de portas abertas. GRATUITO.

Domingo, 03.12, 10h, Largo do São Francisco – VER COISAS BONITAS E SABER MAIS DA NOSSA HISTÓRIA  -  A Feira de Artes e Encantos do Sagrado, no  Montepio do Artistas, no Largo do São Francisco, tem obras originais de 25 artesãos baianos. Ao lado, se pode visitar o sobrado que abriga desde 1883 a Sociedade Protetora dos Desvalidos, fundada em 1827 por um grupo de 19 homens negros livres e tinha como propósito angariar e poupar recursos financeiros de seus associados para comprar alforrias.

Domingo, 03.12, 11h, Largo do São Francisco – VIVER UM CONCERTO DE MÚSICA DENTRO DE UMA IGREJA - Na Igreja do São Francisco, o Concerto aos Domingos. Nesta edição com a Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal), sob a regência do maestro Ângelo Rafael. Nesta edição o Polo de Orquestras do Pelô (POPELÔ) apresenta um concerto com a participação da Orquestra de Câmara de Salvador (OCSal) e do Coral Ecumênico da Bahia (CEB) interpretando o “Glória”, de Antonio Vivaldi, sob a regência do maestro Angelo Rafael, com solos de Marilda Costa (soprano) e Vanda Otero (mezzo-soprano). A apresentação ainda contará com a oboísta Roberta Benjamim e o maestro Jean Prado.GRATUITO.

Domingo, 03.12, 12h, Praça da Sé, Largo do São Francisco e Pelourinho – COMER BEM E VIVER ARTE -  Na última edição do ano dos Domingos Gastronômicos,  restaurantes, bares e lanchonetes servem comida 100% da terra a partir de receitas do livro “Arte Culinária na Bahia”, de 1916, de Manuel Querino. Nos restaurantes, os cardápios – entrada, prato principal e sobremesa têm preços de no máximo R$ 50,00. Durante a ação, cenas curtas de “dramaturgia gastronômica” são realizadas  nos vários espaços a partir das 12h30. CARDÁPIO NO MÁXIMO R$ 50,00.

Domingo, 03.12, 12h30, Pelourinho  – SABOREAR RECEITAS COM GOSTO DE SAUDADE  -  A culinarista Elíbia Portela reúne sua plateia e fala sobre uma receita doce tradicional baiana, dá a receita e faz degustação gratuita. O encontro está marcado para acontecer na doceria Marrom Marfim, na Rua Gregório de Matos, 17. GRATUITO.

Domingo, 03.12, 15h, Largo do São Francisco  – SAMBAR ATÉ NÃO QUERER MAIS ! -  Das 15h às 17h, no palco do  Cruzeiro do São Francisco, show de  samba com o Grupo Botequim que faz uma apresentação especial celebrando o Dia do Samba. GRATUITO.

De segunda a sábado ! SEGUIR OS O CAMINHOS DA FÉ: RELIGIÃO, ARTE E HISTÓRIA que indica três circuitos para visitação, das 07h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados das 07h às 12h  - Da Casa da Mãe à Casa do Redentor” - Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Igreja da Ajuda, Igreja e Museu da Santa Casa de Misericórdia e Catedral Basílica Primacial do Salvador. “Pelourinho Morada da Arte e da Fé” - Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Domingos de Gusmão, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja da Ordem Terceira do São Francisco, Igreja e Convento de São Francisco Ordem Primeira e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.“Fé e Arquitetura no Centro Histórico” -  Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, Igreja do Boqueirão, Venerável Ordem Terceira do Nossa Senhora do Carmo e Igreja e Convento do Carmo Ordem Primeira

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑