Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 5 de março de 2018

SEI divulga Indicador de Confiança do Empresariado Baiano em janeiro

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), índice que avalia as expectativas das entidades representativas do setor produtivo do estado, calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apresentou, em janeiro, um quadro de menor pessimismo comparativamente ao observado no mês anterior. O ICEB marcou -14 pontos no mês de janeiro, melhora de 46 pontos em relação ao registrado em dezembro último (-60 pontos). A expectativa geral do empresariado baiano, mesmo assim, continuou na zona de Pessimismo Moderado – completando 17 meses seguidos nessa região.

Em janeiro, o pessimismo exibiu a segunda queda em sequência, atingindo o menor nível desde julho de 2013. Os resultados mais recentes do ICEB fortaleceram o movimento de resgate da confiança iniciado há pouco mais de um ano, permitindo suspeitar que uma nova fase de expectativas positivas esteja prestes a ser inaugurada.

A melhora do nível de confiança, captada na passagem de dezembro a janeiro, evidenciou o progresso no indicador de todos os quatro grupamentos de atividades: Agropecuária (de 18 para 135 pontos), Indústria (de 5 para 6 pontos), Serviços (de -116 para -61 pontos) e Comércio (de 34 para 63 pontos).

A Agropecuária, após cinco meses seguidos com melhora das expectativas e a maior evolução no indicador entre os setores no mês, tornou-se a atividade mais otimista. A Indústria foi o setor com o menor progresso da confiança em janeiro, no entanto se confirmou como aquele em que há mais tempo o indicador se mostra positivo. A atividade de Serviços foi a única com indicador negativo, mantendo-se como a mais pessimista pela quarta vez seguida. Por fim, o Comércio exibiu o quarto avanço seguido e assumiu a melhor pontuação desde o início de sua série.

Do conjunto de itens avaliados, Crédito, PIB Nacional e PIB Estadual foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano no mês. Em contrapartida, Inflação, Vendas e Capacidade Produtiva apresentaram os indicadores de confiança em melhor situação.

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑