Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Verão Costa a Costa agita a Praia de Guaibim no fim de semana do Trabalhador

 


O projeto Verão Costa a Costa que vem percorrendo o litoral baiano, fez a alegria de atletas e do público em geral nas areias da Praia de Guaibim, em Valença.


Por dois dias consecutivos, 30 de abril e 1° de maio, a Praia de Guaibim, em Valença, foi palco do projeto Verão Costa a Costa. Uma grande estrutura de arenas e equipamentos esportivos radicais, além de Feira da Economia Solidária, contemplaram esportistas e visitantes. Centenas de atletas de Valença e região participaram dos torneios de surf, futevôlei e beach soccer.

 

Além do torneio oficial que contou com 16 duplas (atletas com idade entre 10 e 31 anos, em duas categorias), os iniciantes do futevôlei também tiveram a oportunidade de ter aulas com professores gabaritados da Federação Baiana de Futevôlei. Gilmar Ferreira, vice-presidente e diretor técnico da entidade, comemorou o potencial local. "Este lugar maravilhoso possui uma garotada muito boa na modalidade. Agradeço a oportunidade deste contato". Os irmãos Vitória e Emerson Nascimento, moradores do Guaibim, levaram o troféu da categoria Infanto. Kauan Gomes, de 10 anos, foi eleito atleta revelação. "Meu segundo campeonato e estou muito feliz. Essa vitória incentiva a seguir com os treinamentos. Gratidão ao querido treinador Nino", declarou Vitória Nascimento. Já na categoria Open, a dupla vencedora foi Breno e Bertigo.

 

O surf reuniu 43 atletas de Valença e Morro de São Paulo (Cairu). Bruno Fraga, representante da Associação de Surf de Valença (ASV), destacou: "Valença sempre foi um celeiro de bons atletas. Um lugar que respira surf desde a década de 80, sendo sempre muito especial realizarmos eventos aqui. Nível técnico excelente!". O torneio valeu pela primeira etapa do Municipal, via ASV. "A perspectiva para este ano é que aconteçam mais duas etapas do Amador e uma do Profissional, válida pelo Campeonato Baiano, junto à Federação Baiana de Surf", disse. Pela etapa do Verão Costa a Costa levou o título na categoria Longboard  Bruno Vilanova. Nas categorias Open e Local deu Fábio Costa em 1° lugar. Na Iniciante, o campeão foi Maui Schimidt.

 

No Beach Soccer, 8 equipes locais competiram. Uma disputa acirrada até o último momento. O título de campeão foi decidido nos pênaltis entre os times Guaibim City e Guaibim Esporte Clube, este último levando a melhor. Durante a premiação, a comemoração foi geral, pois novos torneios já foram anunciados pela Federação Baiana de Beach Soccer para a Praia de Guaibim. "É gratificante para a população e para nós atletas contar com eventos como esse. Nos incentiva muito! Além de ser muito importante para a garotada, pois o esporte é o melhor caminho na formação do cidadão", comemorou o atleta Nino Guaibim, como gosta de ser chamado.

 

Segundo o diretor geral da Sudesb, Vicente Neto, o projeto privilegia a Costa Baiana com modalidades de praia e lazer comunitário. "O principal saldo positivo tem sido a participação das pessoas e a identificação de grupos, clubes, associações, times, ligas que estão espalhadas pela Bahia, e que quando encontram o fomento do Poder Público, mostram o potencial que o esporte revela, em especial da juventude. Então, tem sido muito prazeroso circular pelo litoral e encontrar tanta gente boa. Ao lado disso, temos agregado o artesanato e outras dimensões que geram renda nos locais".

 

O diretor da Sudesb também anunciou que outras ações já estão em curso: "O programa Esporte por Toda Parte, por exemplo, está com licitação concluída, na fase de contratação de material esportivo. Através dele teremos várias ações para o Baixo Sul, mesclando esporte e lazer". Sobre os investimentos do Governo do Estado, Vicente Neto ressaltou que "trata-se do maior investimento em infraestrutura esportiva da história da Bahia". E destacou: "Nos últimos dias foram 55 equipamentos anunciados pelo governador Rui Costa. Mais de 65 milhões de reais de uma vez só. Nos últimos doze meses, o total ultrapassa 200 milhões de reais. Estamos construindo ou reformando ginásios poliesportivos, quadras pistas de atletismo, piscinas. Teremos muitas entregas pela frente".

 

Os equipamentos de esportes radicais disponíveis no evento encantaram crianças, jovens e adultos. A turma se divertiu na parede de escalada, bungee trampolim, arvorismo e giromaster. Já a Feira de Economia Solidária revelou belezas artesanais e saborosos produtos oriundos de frutos das regiões Baixo Sul e Recôncavo Baiano. Eliane Conceição, produtora do município de Cachoeira, agradeceu a oportunidade: "Nos organizamos para participar do projeto visando a divulgação e o fortalecimento do nosso empreendimento. A agricultura familiar e o artesanato ganham muito com essas iniciativas, principalmente nesse período pós restrições da pandemia. Andar de mãos dadas nos fortalece e desenvolve".

 

Vale lembrar que o Verão Costa a Costa é promovido pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Litoral Esporte, com patrocínio da Neoenergia Coelba e apoio das Federações do Esporte Amador da Bahia (Unisport), Federação Baiana de Esportes Radicais e de Aventura (Febera), do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Esporte (IBDE), além da Prefeitura de Valença.

 

Fotos: Lego Audiovisual 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑