Seja bem-vindo. Hoje é

domingo, 16 de outubro de 2022

Dia Mundial da Alimentação: 6 receitas para deixar a rotina mais saudável e sustentável


 Especialistas da Ajinomoto do Brasil trazem dicas para reduzir o desperdício e selecionam pratos saborosos para toda a família


Ajinomoto do Brasil

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, foi estabelecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) com o objetivo de incentivar a discussão sobre segurança alimentar. Esse ano, o tema trabalhado pela FAO é: “Ninguém será deixado para trás - Produção melhor, nutrição melhor, ambiente melhor e vida melhor”. Embora o acesso a uma alimentação de qualidade seja um dos grandes vilões, o desperdício de alimentos e a conscientização sobre a produção também impactam esse cenário.


Diante dos altos índices de insegurança alimentar, a Ajinomoto do Brasil acredita que fornecer alimentos nutritivos, saborosos, acessíveis e que respeitam o estilo de vida local contribui para hábitos alimentares equilibrados e sustentáveis. “Reconhecemos nossa responsabilidade nesse processo, por isso a missão da Ajinomoto do Brasil é contribuir para a alimentação e bem-estar em todo o mundo, visando uma vida melhor no futuro”, afirma a gerente de MKT - Nutrição e Relacionamento com o consumidor, Priscila Andrade.  


A partir do compromisso com a alimentação e o bem-estar, especialistas em nutrição da Ajinomoto do Brasil destacam algumas dicas para que cada um faça sua parte para a redução do índice de insegurança alimentar:



Planeje suas refeições


Durante as compras, opte por alimentos que impactem menos o ambiente e planeje-se para evitar o desperdício dos ingredientes. Além de escolher frutas, verduras e legumes da estação, que normalmente são mais acessíveis e nutritivos, também aposte na variedade de alimentos para garantir a diversidade de nutrientes.


“Segundo o programa nutricional “Kachimeshi® - Alimentação para Vencer”, refeições balanceadas baseadas na variedade de ingredientes são essenciais para uma alimentação adequada. O programa, criado pelo Grupo Ajinomoto, foi adaptado aos hábitos brasileiros, contemplando os grupos alimentares, seus alimentos e benefícios para fornecer os nutrientes necessários para vencer os desafios do dia a dia. Além disso, acreditamos que refeições equilibradas combinadas com alimentos específicos ou até mesmo alguns tipos de suplementos podem ajudar os indivíduos a superar os desafios” afirma Priscila.



Outra dica é explorar as fontes alternativas de proteínas, como o feijão, grão-de-bico, soja e lentilha. “A redução do consumo de proteína animal também impacta no cenário de segurança alimentar. Durante os últimos anos, temos divulgado diversas receitas com fonte de proteínas vegetais em nosso portal Sabores Ajinomoto. Além disso, recentemente foi lançado o produto TERRANO® Veggie Burger, uma mistura completa, fonte de proteínas 100% vegetais, fibras e zero colesterol, sendo uma ótima opção para substituir a proteína animal e ter refeições nutritivas, com preparo rápido e versátil” completa.



Atenção durante e após as preparações


“É importante evitar o desperdício e, para isso, algumas mudanças de hábito rotineiras podem contribuir, como por exemplo: aproveitar integralmente os alimentos, utilizar sobras para preparar novas receitas, congelar os alimentos que não forem de consumo imediato, colocar no prato somente o que for consumir e separar o lixo orgânico do reciclável”, afirma Priscila.


Receitas


Adquirir hábitos saudáveis e sustentáveis também envolve saber aproveitar os alimentos ao máximo nas preparações. Pensando nisso, o time de especialistas em nutrição da Ajinomoto do Brasil separou algumas receitas saborosas e equilibradas. Todas essas receitas estão disponíveis no Sabores Ajinomoto, portal de que reúne dicas para redução de desperdício, melhor absorção dos nutrientes e praticidade.


Confira o modo de preparo de cada uma delas:


Macarrão Vegetariano - Sabores Ajinomoto


Rendimento: 5 porções


Tempo de preparo:  25 minutos


Elaboração: Sabores Ajinomoto


INGREDIENTES


1 colher (sopa) de Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®

meio pacote de tofu firme, cortado em cubos médios (250 g)

1 dente de alho picado

1 cebola média cortada em pétalas

1 abobrinha média cortada em cubos médios

1 berinjela pequena, em cubos médios

1 pimentão amarelo pequeno, em quadrados médios

3 colheres (sopa) de SATIS!® Molho Shoyu Suave

1 caixinha de tomates-cereja cortados ao meio

meio pacote de macarrão tipo penne integral, cozido “al dente” (250 g)

MODO DE PREPARO


Em uma frigideira grande, coloque metade do Azeite TERRANO® e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o tofu e grelhe por 10 minutos, ou até dourar, virando os cubos sempre que necessário. Retire da frigideira e reserve aquecido.


Na mesma frigideira, aqueça o Azeite TERRANO® restante e refogue o alho e a cebola, por 3 minutos, ou até dourar levemente. Adicione a abobrinha, a berinjela, o pimentão e o SATIS!®, e refogue por 7 minutos, ou até que fiquem “al dente”. Junte o tomate-cereja e o tofu reservado, e misture delicadamente.


Acrescente o macarrão e mexa por 3 minutos, ou até envolvê-lo por completo. Retire do fogo e sirva em seguida.


Salada de entrecasca de melancia - Sabores Ajinomoto


Rendimento: 5 porções


Tempo de preparo:  20 minutos (+ 30 minutos geladeira)


Elaboração: Sabores Ajinomoto


INGREDIENTES


entrecasca de 3 fatias de melancia, ralada (400 g)

2 colheres (sopa) de maionese

5 colheres (sopa) de creme de leite sem soro

1 colher (sopa) de vinagre branco

1 sachê de Tempero SAZÓN® Toque de Limão

1 pitada de sal

2 xícaras (chá) de repolho roxo cortado em tiras finas (120 g)

1 cenoura pequena ralada (120 g)

3 colheres (sopa) de uvas-passas escuras sem sementes (30 g)

MODO DE PREPARO


Em uma peneira média, coloque a entrecasca de melancia ralada e deixe escorrer por 15 minutos para tirar o excesso de líquido.


Enquanto isso, faça o molho: em uma tigela pequena, coloque a maionese, o creme de leite, o vinagre, o Tempero SAZÓN® e o sal, e misture.


Em uma tigela média, coloque a entrecasca de melancia escorrida, o repolho, a cenoura e o molho, e misture. Cubra com filme-plástico e reserve na geladeira por 30 minutos para tomar gosto.


Decore com as passas e sirva em seguida.


DICA


A entrecasca é a parte branca da casca da melancia.


Molho Havaiano de Salada - Sabores Ajinomoto


Rendimento: 5 porções


Tempo de preparo:  15 minutos


Elaboração: Sabores Ajinomoto


INGREDIENTES


1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco

polpa de meio mamão papaia pequeno maduro, com as sementes (100 g)

1 colher (sopa) de melado

1 sachê de Tempero SAZÓN® Saladas

3 colheres (sopa) de Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®

MODO DE PREPARO


No copo do liquidificador, coloque o vinagre, o mamão, o melado e o Tempero SAZÓN®, e bata em velocidade média rapidamente, até obter uma pasta. Junte o Azeite TERRANO® e bata por mais 2 minutos, até o creme ficar homogêneo.


Regue a salada de sua preferência e sirva em seguida.


Musse leve de cacau e maracujá - Sabores Ajinomoto


Rendimento: 8 porções


Tempo de preparo:  25 minutos


Elaboração: Sabores Ajinomoto


INGREDIENTES


2 colheres (sopa) de água

2 chuchus médios, cozidos e picados (800 g)

2 gemas

meia xícara (chá) de leite em pó desnatado

2 colheres (sopa) de cacau em pó

2 colheres (chá) de amido de milho

1 sachê de MID ZERO® Maracujá

3 colheres (sopa) de castanha de caju sem sal picadas

MODO DE PREPARO


No copo do liquidificador, coloque a água, o chuchu, as gemas, o leite em pó, o cacau e o amido, e bata por 3 minutos, na velocidade média, até ficar homogêneo.


Transfira para uma panela média e leve ao fogo alto para aquecer. Cozinhe por 7 minutos, mexendo sempre, ou até reduzir e engrossar. Desligue o fogo, adicione o MID ZERO e misture vigorosamente, até ficar homogêneo.


Disponha em uma tigela média, cubra com filme-plástico e leve à geladeira, por 30 minutos ou até amornar.


Transfira para um saco de confeiteiro e distribua em 8 copinhos. Salpique a castanha de caju e sirva em seguida, ou armazene na geladeira até o momento de servir.


Pastéis vegetarianos assados - Sabores Ajinomoto


Rendimento: 10 porções (20 unidades)


Tempo de preparo:  20 minutos


Elaboração: Sabores Ajinomoto


INGREDIENTES


1 embalagem de TERRANO® Veggie Burger sabor carne

1 e meia xícara (chá) de água (300 ml)

2 e meia colheres (sopa) de Azeite de Oliva Extra Virgem TERRANO®

meia cebola pequena picada

1 pimentão vermelho pequeno, picado

folhas de 1 maço de escarola picadas

2 xícaras (chá) de repolho roxo fatiado

1 sachê de Tempero SAZÓN® Amarelo

1 pitada de sal

2 pacotes de massa redonda para pastel para forno (600 g)

1 gema para pincelar

MODO DE PREPARO


Em uma tigela média, coloque o TERRANO® Veggie Burger e a água, e mexa até obter uma mistura homogênea. 


Em uma panela média, coloque 1 colher (sopa) de Azeite TERRANO® de leve ao fogo médio para aquecer. Junte a cebola e refogue por 3 minutos ou até dourar. Acrescente a mistura “Terrano Veggie Burger” e frite por 4 minutos. Adicione o pimentão, a escarola, o repolho, o Tempero SAZÓN® e o sal, e refogue por 2 minutos, ou até o pimentão ficar macio. Retire do fogo e deixe esfriar.


Distribua o recheio no centro das massas, dobre-as ao meio e feche a borda com o auxílio de um garfo. Pincele a superfície com o Azeite TERRANO® restante e disponha os pastéis, aos poucos, na cestinha da fritadeira elétrica, untada, e deixe por 10 minutos,  a 180 graus, ou até ficarem dourados. Retire da fritadeira e sirva em seguida.


DICA


Se preferir os pastéis assados, disponha-os em uma assadeira untada e enfarinhada e pincele-os com o Azeite TERRANO®. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 30 minutos, ou até que estejam dourados. Retire do forno e sirva em seguida.


Bolo de casca de abóbora e MID® Laranja - Sabores Ajinomoto


Rendimento: 20 porções


Tempo de preparo:  15  minutos + 35 minutos de forno


Elaboração: Sabores Ajinomoto


INGREDIENTES


2 xícaras (chá) de casca de abóbora moranga picada (170 g)

3 ovos

1 xícara (chá) de óleo

meio sachê de MID® Laranja

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 e meia xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de fermento em pó

Calda


1 xícara (chá) de água quente (200 ml)

meio sachê de MID® Laranja

 


MODO DE PREPARO


No copo do liquidificador, coloque a casca de abóbora, os ovos, o óleo e o MID® Laranja, e bata por 1 minuto, em velocidade média, até ficar homogêneo.


Em uma tigela grande, peneire a farinha e o açúcar, e misture. Junte a mistura batida no liquidificador e mexa delicadamente, até ficar uniforme. Acrescente o fermento e misture.


Disponha a massa em uma assadeira de furo central (23 cm de diâmetro), untada e enfarinhada, e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos, ou até que, ao espetar a massa com um palito, este saia limpo.


Retire do forno e, com o auxílio de um garfo, faça furos no bolo. Faça a calda, misturando a água quente com o MID® Laranja e regue o bolo. Espere esfriar e sirva em seguida.


Sobre a Ajinomoto do Brasil 


Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. 

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑