Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

12 de dezembro: Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde



Data foi criada pela ONU em 2012 após uma resolução histórica que visa garantir

saúde universal como uma demanda de prioridade máxima para um futuro mais sustentável



São Paulo, dezembro de 2022 – Em 12 de dezembro de 2012, a Organização das Nações Unidas aprovou uma resolução histórica. Desde então, a busca por uma cobertura universal dos direitos básicos à saúde passou a ser uma prioridade no desenvolvimento de um futuro sustentável. Desta forma, celebra-se em todo 12 de dezembro o Dia Internacional da Cobertura Universal de Saúde.


Além da celebração, foi estabelecido o UHC Day, ou Universal Health Coverage Day, uma coalizão de mais de 1000 instituições e mais de 120 países frente a um único objetivo: unir todo o globo em uma missão para fornecer serviços de saúde de qualidade para todos. Entre as questões de saúde, uma das mais importantes é a saúde infantil. O cuidado deve começar desde cedo, com os recém-nascidos, com atenção às Imunodeficiências Primárias ou Erros Inatos da Imunidade.


Antonio Condino-Neto, Presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Coordenador do Laboratório de Imunologia Humana do ICB-USP e sócio-fundador da Immunogenic, primeiro laboratório especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho, explica que Imunodeficiências Primárias ou Erros Inatos da Imunidade são um grupo composto por cerca de 485 doenças de origem genética, classificadas em 10 grupos, e que demandam diagnóstico e tratamento precoce para evitar complicações, sequelas e mortes.


“O direito básico à saúde de todos os indivíduos tem início logo nos primeiros momentos da vida, e o teste do pezinho é um dos exames fundamentais para garantir a prevenção e o rápido diagnóstico em caso de doenças graves”, explica.


Condino-Neto explica que as imunodeficiências são descobertas por meio do teste do pezinho, que agora, no Brasil, envolve até 50 novas doenças raras. Antes, o exame englobava apenas seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. O Governo Federal sancionou o Projeto de Lei em maio de 2021 e o Sistema Único de Saúde (SUS) ficou responsável pela implementação, que deve durar quatro anos.


“É importante existir esse movimento em prol de uma cobertura mais humanitária das necessidades de saúde da população mundial. Mas isso deve incluir também um olhar mais detalhado para os problemas que surgem desde o nascimento, para que as crianças que, por ventura, sejam diagnosticadas com alguma das doenças no teste do pezinho, possam ter um tratamento adequado e rápido e, garantindo desta forma, uma melhor qualidade de vida”, pontua Condino.


Obrigatoriedade


Vale lembrar que recentemente um projeto de lei foi aprovado por uma Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. O PL determina que os hospitais, maternidades e os demais estabelecimentos de saúde, sejam obrigados a instruir os pais de recém-nascidos a respeito do teste do pezinho. 


De acordo com Condino-Neto, trata-se de uma medida que deve popularizar ainda mais o tema entre os pais e responsáveis, visto que o texto da aprovação sugere que as informações devem ser de fácil entendimento e fornecidas de modo presencial, com possibilidade de complementação por meio impresso ou digital.


“Acredito na importância da democratização da informação, como forma de trazer o tema para o centro das discussões entre os pais. Neste cenário, a obrigatoriedade aprovada pela Câmara dos Deputados nos ajudará a fomentar a discussão em torno da importância do teste do pezinho”, finaliza o médico.


Sobre a Immunogenic 


A Immunogenic é o primeiro laboratório especializado em triagem neonatal dos Erros Inatos da Imunidade por meio do teste do pezinho. A empresa é resultado do processo de spin-off do Laboratório de Imunologia Humana do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo.


A experiência e conhecimento no meio acadêmico tornam a Immunogenic a única no segmento da saúde a oferecer uma linha de cuidado médico e científico na área de imunodeficiências primárias. A empresa lidera ainda um avançado programa de pesquisa neonatal no Brasil e é referência em análises, diagnósticos e pesquisa científica em imunodeficiências primárias.


O programa conta com o apoio da Fundação Jeffrey Modell de imunodeficiências, nos Estados Unidos, e colaboração com Universidade de Massachusetts, Universidade do Sul da Flórida e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), nos Estados Unidos; da Universidade de Leiden, na Holanda; e da Universidade Karolinska, na Suécia. O laboratório foi incubado no CIETEC, polo de startups da Universidade de São Paulo (USP), e pelo programa de aceleração Eretz.bio, do hospital Albert Einstein. Mais informações no site.


Informações à impre

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑