Seja bem-vindo. Hoje é

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

Não pode mais usar colher de pau na cozinha? Segundo a Anvisa, melhor não

 


Por que a Anvisa está proibindo o uso de colher de pau no preparo da comida? O motivo tem a ver com questões sanitárias. Vem ver.


A colher de pau é um dos utensílios mais utilizados na cozinha de todo o mundo. Isso porque ela não risca as panelas, especialmente as antiaderentes. Algumas pessoas também acreditam que elas não deixam nenhum sabor na comida, além de acharem de forma equivocada que são mais simples de limpar.


Veja também: Cigarro fitness? Perigoso, ‘vape de vitaminas’ é proibido pela Anvisa


Colher de pau oferece riscos e foi “banida” pela Anvisa

O problema é que a colher de pau pode sim ser um objeto um tanto quanto arriscado para se utilizar nos preparos de alimentos durante o dia a dia.


A própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu que os estabelecimentos que comercializam e lidam com comida não devem utilizar equipamentos de madeira, como a colher de pau. A norma está na Resolução RDC 216/04, que adotou a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação.


Por que não se deve usar o item?

O motivo pelo qual você não deve usar a colher de pau está no próprio material do qual ela é feita. A madeira possui alta porosidade, o que significa que acumula umidade e resíduos dos alimentos com muita facilidade.


Dessa forma, com o tempo muitos microrganismos se acumulam no objeto e podem trazer danos para a saúde. A colher de pau é um criadouro perfeito para bactérias dos mais diversos tipos.


Cuidado com truque de limpeza do TikTok para colher de pau

Um vídeo no TikTok ensina como limpar uma colher de pau, mas é preciso ter cuidado com isso. O truque consiste em misturar água fervente com bicarbonato de sódio.


A colher de pau deve ser colocada dentro da solução e é preciso esperar até que toda a sujeira saia do utensílio. Um especialista em limpeza, disse que esse truque pode fazer mais mal do que bem para as pessoas.


Deyan Dimitrov é um especialista em limpeza e CEO da Laundryheap Ele explicou o seguinte, ao jornal Express.co.uk: “na realidade, esse hack prejudica a vida útil da sua colher; em vez de prolongá-lo, ocorre o contrário por vários motivos. Quando a madeira é exposta a altas temperaturas e umidade, ela pode desfiar, deformar e eventualmente rachar”.


Colher pode expandir e acumular sujeira

Outro problema é que sua colher de pau pode acumular líquido com o passar do tempo. A alta temperatura faz a madeira expandir e gerar veios em seu interior. Como estará em constante exposição à água, a chance de bactérias, fungos e outros microrganismos se acumularem nela é bastante grande.


Incrivelmente, vídeos com o truque foram visualizados milhões de vezes dentro do TikTok. No entanto, este é um bom exemplo de que nem tudo o que é publicado nas redes sociais deve ser seguido pelas pessoas.


Segundo Deyan, a melhor maneira de limpar colheres de pau é com água e sabão, como todos já fazem. O especialista disse: “O ciclo de limpeza de uma máquina de lavar louça expõe a madeira ao calor extremo. O bom e velho sabão e água farão maravilhas pelos seus utensílios de madeira.”

Fonte editalconcursosbrasil

0 comentários :

 

Paparazzo

Paparazzo
É DO SALVADOR NOTÍCIAS!

Carnaval

Carnaval
Blog do Carnaval

Eventos

Eventos
Revista (Let's Go)

São João

São João
Arraiá do Salvador Notícias é aqui!
SALVADOR NOTÍCIAS
Todos os direitos reservados desde 2000-2023 / Salvador - Bahia / . Contato: redacao@salvadornoticias.com Instagram: @salvador_noticias_oficial
- Topo ↑